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dc.contributor.advisorPasquali, Ísis Samara Ruschel
dc.creatorDreher, Adriano Jéferson
dc.date.accessioned2014-11-13T11:11:21Z
dc.date.available2014-11-13T11:11:21Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/624
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEnvironmental education assumes a pedagogical approach that addresses topics essential to human development. Water as a renewable natural resource requires the development of alternatives to his capture and storage sustainably. The promotion of situations facing the teaching -learning process in a school unit, with the evaluation of the local rainfall distribution study of climate conditions and needs of storage and use of rainwater in an interdisciplinary manner, values the environmental and educational approach and assists the community in which the student is inserted, by preparing you to be a socio- environmental reality of its own transforming agent. The discussion of the issue in rural school context allows the awareness and the theoretical and practical knowledge of teachers and students, with the construction of water storage tank system through developed at schools as well as the reuse of the same irrigation in the garden school with equipment produced from the reuse of solid waste. The experiences with workshops in the classroom, educational tours in recycling, organic garden and rural family-owned mills and even the production of brochures and collective model, nurture significant for the formation of participatory, responsible and committed individuals learning about environmental issues and social. The dissemination of knowledge and actions permeate the community where the school unit and its agents are inserted, constituting the basis for the construction of new knowledge and making these essentially actors of social change with environmental focus.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectReaproveitamento de água pluvialpor
dc.subjectAlternativas sustentáveispor
dc.titleÁgua no contexto da educação ambiental: alternativas sustentáveis de captação e armazenagempor
dc.title.alternativeIn the context of environmental education: sustainable alternative funding and storageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Ambiental presume uma postura pedagógica que aborda temas indispensáveis à formação humana. A água, como recurso natural renovável requer o desenvolvimento de alternativas para a sua captação e armazenagem de forma sustentável. A promoção de situações voltadas ao processo ensino-aprendizagem em uma unidade escolar, com a avaliação da distribuição pluvial local, estudo das condições climáticas e das necessidades de armazenamento e aproveitamento da água das chuvas de forma interdisciplinar, valoriza a abordagem ambiental e educacional, bem como, auxilia a comunidade em que o aluno está inserido, por prepará-lo para ser um agente transformador sócio-ambiental de sua própria realidade. A discussão do tema no contexto escolar rural permite a tomada de consciência e o conhecimento teórico-prático dos docentes e discentes, com a construção de sistema de armazenagem de água através de cisterna desenvolvida na unidade escolar, bem como o reuso da mesma na irrigação da horta escolar, com equipamento produzido a partir da reutilização de resíduos sólidos. As experiências vivenciadas com oficinas em sala de aula, passeios pedagógicos em usinas de reciclagem, horta orgânica e propriedade familiar rural e ainda as produções de folders e maquete coletivos, oportunizam aprendizagens significativas para a formação de sujeitos participativos, comprometidos e responsáveis com as questões ambientais e sociais. A disseminação de saberes e ações permeiam a comunidade onde a unidade escolar e seus agentes estão inseridos, constituindo-se como base para a construção de novos conhecimentos e tornando estes, essencialmente atores da transformação social com enfoque ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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