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dc.creatorMachado, Gabriela Martins
dc.date.accessioned2015-05-22
dc.date.available2015-05-22
dc.date.issued2014-04-11
dc.identifier.citationMACHADO, Gabriela Martins. Public heritage: for us all or nobody? An unthropological study on interventions to the educational heritage. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6256
dc.description.abstractWhy do students produce marks on school walls, tables and cabinets? Were these purely violent demonstrations related to free riot and vandalism against the educational institution? The purpose of this study is to seek answers to these questions by finding alternative interpretations to common sense for the interventions done by goers of school public spaces. To do so, we performed ethnographic fieldwork with bias at the State Institute of Education Tiaraju, located in Sao Sepe / RS, where subsidies were extracted to demonstrate what kind of relationship the students have with the school environment, how these invisible links are externalized and materialized and for what reasons the school can be considered a local heritage.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectVandalismopor
dc.subjectTerritorializaçãopor
dc.subjectCasa e ruapor
dc.subjectEquityeng
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectVandalismeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.subjectHome and streeteng
dc.titlePatrimônio público: de todos ou de ninguém? Um estudo antropológico sobre intervenções ao patrimônio escolarpor
dc.title.alternativePublic heritage: for us all or nobody? An unthropological study on interventions to the educational heritageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPor que os alunos produzem marcas nas paredes, muros, mesas e armários da escola? Seriam estas manifestações puramente violentas, relacionadas à revolta gratuita e vandalismo contra a instituição de ensino? A proposta deste trabalho é buscar respostas para estes questionamentos, encontrando interpretações alternativas ao senso comum para as intervenções feitas por frequentadores de espaços públicos escolares. Para tanto, realizou-se trabalho de campo com viés etnográfico no Instituto Estadual de Educação Tiaraju, localizado no município de São Sepé/RS, de onde se extraiu subsídios para demonstrar que tipo de relação os estudantes constroem com o espaço escolar, como estes vínculos invisíveis são exteriorizados e materializados e por quais motivos a escola pode ser considerada um patrimônio local.por
dc.contributor.advisor1Brum, Ceres Karam
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4090748487764411por
dc.contributor.referee1Gomes, Ana Maria Rabelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9504461153751227por
dc.contributor.referee2Oliven, Arabela Campos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438716829696784por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360176974726073por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor


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