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dc.creatorGrossmann, Fabiane Volkmer
dc.date.accessioned2008-05-21
dc.date.available2008-05-21
dc.date.issued2008-03-05
dc.identifier.citationGROSSMANN, Fabiane Volkmer. Communicational strategies of web journals graphical interfaces: a case study of Zero Hora.com. 2008. 194 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6288
dc.description.abstractWith the purpose of noticing the occurrence of communication strategies in graphical interfaces (GI) of webjornals of fourth generation, this dissertation initiates the research considering GI as a mediator space which materializes the elements of humancomputer-human interaction grammar. The subject in focus is that such possibility for webjournals of fourth generation be thought in terms of communicational strategies applied in the creation of their GI as interagent captation strategies, not only in terms of metaphors, as it has been often seen in academic studies conducted so far. Throughout three chapters of literature review, three main reflections are carried out: a)one reflection which provides a different function to GI; b) another which identifies characteristics that classify the webjornal in a current fourth generation; and c) another reflection which proposes ways of materializing communication strategies, specifically strategies aimed at capturing the interagent. Such reflections are supported by theories of communication, midiatic communication, communicational strategies, interface design, and ergonomics. The discussion which that follows the theoretical construct is contextualized by the analysis of data obtained by the case study research methodology. The case study example, ZERO HORA.com, allowed some considerations to be outlined, which pointed NBR-9241 (following ISO-9241 recommendations, especially part 11, which deals with issues relating to the usability of systems) as a way to be taken towards the materialization of interagent captation strategies in the webjournals GI conception.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWebjornalismopor
dc.subjectEstratégias comunicacionaispor
dc.subjectInterfaces gráficaspor
dc.subjectCaptação de interagentespor
dc.subjectDesign ergonômicopor
dc.subjectWebjornalismeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectGraphical interfaceseng
dc.subjectInteragents captureeng
dc.subjectErgonomy designeng
dc.titleEstratégias comunicacionais de interfaces gráficas de webjornais: estudo do caso Zero Hora.compor
dc.title.alternativeCommunicational strategies of web journals graphical interfaces: a case study of Zero Hora.comeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o objetivo de constatar a presença de estratégias comunicacionais em interfaces gráficas (IG) de webjornais de quarta geração, a presente dissertação de mestrado inicia a investigação considerando IG como um espaço mediador que materializa os elementos da gramática de interação humano-computador-humano. A questão em foco é que tal possibilidade para webjornais de quarta geração seja pensada em termos de estratégias comunicacionais aplicadas à elaboração de suas IG na forma de estratégias de captação do interagente e não apenas em termos de metáforas como vem sendo freqüentemente considerado em estudos acadêmicos realizados até agora. Ao longo de três capítulos de revisão bibliográfica são realizadas três principais reflexões: a) uma que atribui uma outra função à IG; b) outra que identifica características que classificam o webjornal em uma atual quarta geração e c) e a que propõe formas de materialização de estratégias de comunicação, especificamente de estratégias que visam captar o interagente. Tais reflexões são fundamentadas pelas teorias da comunicação, da comunicação midiática, de estratégias comunicacionais, do design de interface e da ergonomia. As discussões que sucedem à fundamentação teórica são contextualizadas pela análise dos dados obtidos por intermédio da metodologia de pesquisa de estudo do caso. O exemplo do estudo do caso ZERO HORA.com permitiu que fossem delineadas algumas considerações finais que apontaram a NBR-9241 (seguindo recomendações da ISSO-9241, especialmente a parte 11 que trata das questões referentes à usabilidade de sistemas informáticos) como um caminho a ser tomado rumo à materialização de estratégias de captação de interagentes na elaboração de IG de webjornais.por
dc.contributor.advisor1Mielniczuk, Luciana Pellin
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133501695657224por
dc.contributor.referee1Hoelzel, Carlos Gustavo Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3398998490762122por
dc.contributor.referee2Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075373845442641por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3710001661614965por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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