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dc.creatorPieniz, Monica
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2009-02-19
dc.identifier.citationPIENIZ, Monica. A APROPRIAÇÃO DO GLOBAL PARA FINS LOCAIS: AS REPRESENTAÇÕES DA IDENTIDADE GAÚCHA EM COMUNIDADES VIRTUAIS DO ORKUT. 2009. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6296
dc.description.abstractThis study focuses on the social representations of gaucho s identity in virtual communities on Orkut. Definitions of virtual community, local culture, social representations, identity and cyberculture are part of this study. The objectives are to measure the occurrence of Orkut communities involving gaucho s culture; to examine the main representations for gaucho s identity in descriptive, verbal and iconic texts from the corpus selected for qualitative analysis; to analyze the peripheral representations of gaucho s identity recurrent in the corpus; to investigate the profile of the owners based on age, city, gender and their virtual communities. In the methodology, firstly we used qualitative research methods, analyzing aspects of virtual communities focusing on the gaucho s culture. This qualitative research was carried out in the light of the discourse analysis, and the categories of time, space and person. The corpus was selected considering verbal and iconic texts of the communities and the profile of the owners, based on a quantitative parameter. The data show that the main representations for gauchos in the corpus are originated from the culture conveyed by Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) and Centros de Tradições Gaúchas (CTG). The peripheral representations found are those considered innovative if compared to the traditionalism. They are the minority in the corpus and contain the largest number of members. In the system of the main representations and the peripheral representations, it was found the reference to territory, institutions, rural sociability, and the occurrence of meaning production defined by the cavalry spirit. In the verbal and iconic texts as well as in the profiles of the communities owners, characteristics related to the topic of the community are predominant. It gives support to the hypotheses that the appropriation of global with local aims reinforces social representations of ordinary people s identities influenced by the cyberculture, and that these identities can be affected by elements from peripheral representations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectCultura localpor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectVirtual communitieseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectLocal cultureeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.titleA apropriação do global para fins locais: as representações da identidade gaúcha em comunidades virtuais do Orkutpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda as representações sociais da identidade dos gaúchos presentes nas comunidades virtuais do Orkut. Os conceitos de comunidade virtual, cultura local, representações sociais, identidade e cibercultura permeiam a construção deste trabalho. Seus objetivos consistem em mensurar a incidência de comunidades existentes no Orkut ligadas à cultura gaúcha; apreender as representações nucleares em que a identidade gaúcha está calcada presentes nos textos descritivos, verbal e icônico, do corpus selecionado para a análise qualitativa; analisar as representações periféricas da identidade gaúcha constantes no corpus; verificar o perfil dos donos com base nos dados de idade, cidade, sexo e comunidades a que pertencem. A metodologia utilizada requereu inicialmente uma abordagem quantitativa, na qual foram levantados aspectos referentes a comunidades virtuais do Orkut que têm como foco a cultura gaúcha. A abordagem qualitativa tomou como base a análise de discurso, com foco nas categorias de tempo, espaço e pessoa. O corpus de pesquisa foi delimitado tomando-se em consideração os textos verbais e icônicos das comunidades e os perfis dos seus donos, e foi selecionado a partir de um parâmetro quantitativo. Os dados analisados permitem afirmar que as representações centrais dos gaúchos presentes no corpus são baseadas na cultura formalizada e difundida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTG). As representações periféricas constatadas são aquelas consideradas inovadoras em relação ao tradicionalismo. Estas estão presentes na minoria das comunidades do corpus, porém abrigam o maior número de membros. Como ancoragem destas representações nucleares e periféricas constata-se a referência ao território, às instituições, à sociabilidade rural e a recorrência da produção de sentido nos propósitos definidos pelo espírito da cavalaria. Tanto nos textos verbais e icônicos das comunidades virtuais quanto no perfil dos donos das comunidades prevalecem sentidos isotópicos à temática da comunidade. Sustentam-se, dessa forma, as hipóteses de que a apropriação do global para fins locais evidencia representações sociais das identidades de cidadãos comuns afetados pela cibercultura, e que estas identidades podem estar em transformação diante dos elementos constatados nas representações periféricas.por
dc.contributor.advisor1Silveira, Ada Cristina Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798475U0por
dc.contributor.referee1Morigi, Valdir Jose
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785542J2por
dc.contributor.referee2Mortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707585D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713875U9por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


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