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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorCampos, Taís Porto de
dc.date.accessioned2014-12-01T12:05:31Z
dc.date.available2014-12-01T12:05:31Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/629
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectFormação inicial e continuada de professorespor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.titleEducação física escolar nos desafios da gestão: para além dos espaços físicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAo longo da trajetória da educação brasileira constatamos que têm sido atribuídas funções distintas e até mesmo contraditórias para a educação física escolar. Exemplo disso é o fato de que à época de sua implantação enquanto componente curricular, a Educação Física assumiu um caráter disciplinador e, posteriormente, passou a serem relegadas a uma função mais direcionada à práticas recreativas. Diante tal constatação, o presente estudo visa a abordar como tais concepções repercutem no lugar destinado tanto no currículo quanto nos espaços escolares, em particular, enfocando os desafios postos à gestão educacional. Para tanto, realizou-se a escuta dos gestores, tanto em âmbito macro (no caso da rede municipal) quanto micro (gestão escolar) além de outros segmentos da escola. Com base em tais análises, a pesquisa busca articular o estudo realizado no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria Polo de Tio Hugo RS com a realidade vivenciada pela pesquisadora em sua prática enquanto professora de Educação Física numa escola pública de Fortaleza dos Valos- RS. Tais análises visam apontar subsídios para a formação inicial e continuada de professores bem como para problematizar/pautar as políticas públicas referentes à Educação Física ofertada no âmbito das escolas. Assim foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para analisar a escuta dos representantes da comunidade escolar, utilizando para tal os professores de Educação Física e de outras matérias, gestores e o CPM (Conselho de pais e mestres) da escola para que possamos entender se realmente todos sabem da importância da disciplina, verificar o que a gestão e o CPM faz para mudar a situação e também mostrar o quanto os mesmo se desempenham quanto à melhoria dos espaços físicos para a prática das atividades físicas. A escuta de representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, foco da pesquisa, evidenciou que a educação física é compreendida pelos mesmos enquanto fundamental para o desenvolvimento físico, social e psíquico dos educandos. Tal entendimento pauta as ações desenvolvidas em parceria entre a gestão e a comunidade, com o por exemplo, em prol de melhorias nos espaços físicos utilizados para à educação física além da valorização da mesma com a participação e envolvimento de todos. Todavia, é importante que haja a articulação entre as políticas públicas para que efetivamente a prática de esportes seja mais efetiva, tanto nos espaços escolares quanto não escolares. Demonstra ainda a necessidade de oferta de programas voltados à promoção de esportes diversos para crianças, jovens e adolescentes, o que implica na destinação de maiores recursos, na valorização docente e na formação inicial de continuada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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