Mostrar registro simples

dc.creatorSandri, Tammie Caruse Faria
dc.date.accessioned2013-04-23
dc.date.available2013-04-23
dc.date.issued2012-01-10
dc.identifier.citationSANDRI, Tammie Caruse Faria. Manifestations of caricatures in newspapers: strategies of visual discourse in the press of Rio Grande at nineteenth century. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6318
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the graphical composition of manifestations of caricature in Rio Grande newspapers, from the issue on the strategies used in visual discourse to attract the reader's attention, guide the interpretation, provide information, and even promote the newspaper media. The theoretical and methodological framework is based on Image Theory, which discriminate the morphological, dynamic and scalar elements, that make up the manifestations of caricatures at newspapers Diabrete, Marui and Bisturi, to check the strategies for producing the images meaning and how the visual discourse contributes to the journalistic motives. Although the meanings of an image are not dissociated from its social and historical context of production or its verbal content, if it exists, the fundamental purpose of this dissertation is to understand and explain the power of visual language. This study seeks to demonstrate that, as the name used for this press time, the manifestations of caricatures, by guide the editorial strategy, represent a new genre of communication that shows a simple structure in its elements and, therefore, a strong appeal to reading and forming public opinion, being a resource for the production of information.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImprensa caricatapor
dc.subjectMídia visualpor
dc.subjectEstudo da imagempor
dc.subjectDesenhos de humorpor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectPress caricatureeng
dc.subjectVisual mediaeng
dc.subjectImage researcheng
dc.subjectHumor drawingseng
dc.subjectComicseng
dc.titleManifestações caricaturais em jornais: estratégias do discurso visual na imprensa rio-grandina do século XIXpor
dc.title.alternativeManifestations of caricatures in newspapers: strategies of visual discourse in the press of Rio Grande at nineteenth centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a composição gráfica das manifestações caricaturais em jornais rio-grandinos, partindo da problemática sobre as estratégias utilizadas no discurso visual para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico se apoia na Teoria da Imagem, onde se discriminam os elementos morfológicos, dinâmicos e escalares que compõem as manifestações caricaturais dos jornais Diabrete, Marui e Bisturi, para verificar as estratégias de construção de significação das imagens e como o discurso visual contribui para os intuitos jornalísticos. Embora as significações de uma imagem não se dissociem de seu contexto sócio-histórico de produção ou de seu conteúdo verbal, se existente, o intuito fundamental dessa dissertação é entender e explicar a potência da linguagem visual. Procuro demonstrar que, conforme o próprio nome utilizado para essa imprensa de época, as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar que apresenta em seus elementos uma estruturação simples e, por isso, de forte apelo de leitura e formação de opinião, constituindo-se em recursos para a produção de informação.por
dc.contributor.advisor1Peruzzolo, Adair Caetano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793259U6por
dc.contributor.referee1Gerbase, Carlos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779717A8por
dc.contributor.referee2Flores, José Antonio Vieira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787128J6por
dc.contributor.referee3Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784154Y3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594298U4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples