Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Jones
dc.date.accessioned2013-09-27
dc.date.available2013-09-27
dc.date.issued2012-11-10
dc.identifier.citationMACHADO, Jones. Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6336
dc.description.abstractThis research theme is organizational communication in the context of digital media convergence and is bounded to the study of the media convergence as a strategic resource organizational communication undertaken by Petrobras in the ambience of the internet. The research problem holds on the assumption that the contemporary scene of Information Technologies and Communication Technologies enables other forms of sociability, different spaces of forms of relationship and interaction between organizations and their audiences. In view of this phenomenon, the types of communication flows are reconfigured, so now we must take into account the possibilities of interaction for different ambiences media empowered to conduct the mapping and analysis of appropriations and communicative practices (BARICHELLO, 2009). The problem can be expressed through the following question: How does digital media convergence is presented as a communication strategy by Petrobras in the ambience of the internet? The overall goal is to understand how a digital media convergence is presented as a strategic resource for communication by Petrobras in the ambience of the internet. Specific objectives relate to: map the communication strategies undertaken by Petrobras in multimedia in the period from January to April 2012; investigate the potentiation of the approach of content in digital multimedia, media convergence and analyze the second articulation of communication strategies undertaken by Petrobras in the ambiance of internet multimedia. The methodology is mixed, a triangulation of methods and techniques in order to study and understand the articulation of strategies for multimedia communication Petrobras institutional. It was decided, in light of the objectives to be answered and the research problem, the case study method (Yin, 2005). As research techniques were used: the content analysis adapted from Bardin (1977), covert and non-participatory observation (JOHNSON, 2010) and the asynchronous semi-structured online interview (JOHNSON, 2010). It was noted that the redirection of content by providing pointers (links) was present in 48.83 studied units, the creation of specific content for a particular media corresponding to 43.25; the adaptation of content with different approach to other digital media was detected in 7.90 of units of study; while the ability to transpose the content of digital media to another was not detected in any of the units tested. It was noted also that the blog Fatos e Dados has a central function in the process of communication which Petrobras establishes with the society and in the circulation of information between digital media studied.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectConvergência midiáticapor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectMultimidialidadepor
dc.subjectRelações públicas digitaispor
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectMedia convergenceeng
dc.subjectCommunication strategyeng
dc.subjectMultimediaeng
dc.subjectDigital public relationseng
dc.titleEstratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência digital. O problema de pesquisa ampara-se no pressuposto de que o cenário contemporâneo das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) viabiliza outras formas de sociabilidade, diferentes espaços de relacionamento e formas de interação entre as organizações e seus públicos. Em face desse fenômeno, as tipologias de fluxos comunicacionais são reconfiguradas e, portanto, atualmente é preciso levar em consideração as possibilidades de interação propiciadas pelas diferentes ambiências midiáticas para proceder ao mapeamento e à análise de apropriações e práticas comunicacionais (BARICHELLO, 2009). A problemática pode ser expressa por meio da seguinte questão: De que forma a convergência midiática se apresenta como estratégia de comunicação pela Petrobras na ambiência digital? O objetivo geral é compreender de que forma a convergência midiática digital se apresenta como recurso estratégico de comunicação pela Petrobras na ambiência digital. Os objetivos específicos referem-se a: mapear algumas das estratégias de comunicação empreendidas pela Petrobras em multimídias no período de janeiro a abril de 2012; investigar a abordagem de conteúdos em multimídias digitais; e analisar a convergência midiática segundo a articulação de estratégias de comunicação empreendida pela Petrobras em multimídias na ambiência da internet. A metodologia é mista, uma triangulação de métodos e técnicas, a fim de se estudar e compreender a articulação das estratégias de comunicação da Petrobras em multimídias institucionais. Decidiu-se, em face dos objetivos a serem respondidos e do problema de pesquisa, pelo método do Estudo de Caso (YIN, 2005). Como técnicas de pesquisa foram utilizadas: a análise de conteúdo adaptada de Bardin (1977), a observação encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e a entrevista online assíncrona semiestruturada (JOHNSON, 2010). Constatou-se que o redirecionamento de conteúdo por meio da disponibilização de apontadores (links) esteve presente em 48,83% das unidades estudadas; a criação de conteúdo específico para uma determinada mídia correspondeu a 43,25%; a adaptação de conteúdo com abordagem diferente para outra mídia digital foi detectado em 7,90% das unidades estudadas; enquanto a possibilidade de transpor o conteúdo de uma mídia digital para outra não foi detectada em nenhuma das unidades analisadas. Constatou-se também que o blog Fatos e Dados possui função central no processo de comunicação que a Petrobras estabelece com a sociedade e na circulação de informações entre as mídias digitais estudadas.por
dc.contributor.advisor1Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075373845442641por
dc.contributor.referee1Rublescki, Anelise Silveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656236229143943por
dc.contributor.referee2Pellanda, Eduardo Campos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8142672413873390por
dc.contributor.referee3Lopez, Debora Cristina
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830131024810576por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1685871368801507por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples