Mostrar registro simples

dc.creatorLeal, Júlia Munareto
dc.date.accessioned2014-01-27
dc.date.available2014-01-27
dc.date.issued2013-02-28
dc.identifier.citationLEAL, Júlia Munareto. COMMUNICATION AND EDUCATION: AN APPROACH TO POLITICS OF IDENTITY AND DIFFERENCE IN SCHOOL. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6340
dc.description.abstractThis study is anchored on the theoretical perspectives of the field of communication and education, following a vision of complementarity and based on the authors who have studied the concepts of educational communication and media education. Theoretically also be addressed themes identity and difference and prejudice related to the empirical object in question, the Project Venancio Grandpa goes to school. Funded by the Law of Cultural Incentive Santa Maria-RS, the project is in its third edition, includes performances with cultural storytelling and exhibition of short films Leonel-Foot-Wind. Its priority target children of the 1st. the 5th of municipal schools. Assim, a proposta de pesquisa é compreender o processo de constituição das identidades e diferenças no espaço escolar através do Projeto Cultural em estudo, com foco no curta-metragem. We seek to understand how communication can contribute to the educational use of a policy approach to identity and difference within the school. Thereafter, this study focuses on theoretical concepts relating them to the context and the school routine, observe, research and understand the meanings constructed by the children about identity and difference, from the view of the short film Leonel-Foot-Wind. The methodology used in the search for such explanations will follow an ethnographic approach including participant observation, application forms and further in-depth interviews. The paradigm that guides the chosen route is the Critical Reading of Communications, acting in the wake of a critical consciousness about the role of media in contemporary society and able to provide a connection between knowledge and action in education and media, between the everyday real and represented by the media. It is believed that the end of the course will contribute to new alternatives to a praxis-oriented media, educational, critical and political, on the subject identity and otherness.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.titleCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: PARA UMA ABORDAGEM POLÍTICA DA IDENTIDADE E DA DIFERENÇA NA ESCOLApor
dc.title.alternativeCOMMUNICATION AND EDUCATION: AN APPROACH TO POLITICS OF IDENTITY AND DIFFERENCE IN SCHOOLeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo ancora-se sobre as perspectivas teóricas do campo da comunicação e da educação, seguindo uma visão de complementaridade, fazendo-o com base nos autores que estudam os conceitos de educomunicação e mídia educação. Teoricamente também serão abordados os temas identidade, diferença e alteridade, relacionados com o objeto empírico em questão, o Projeto Cultural Vô Venâncio vai a Escola. Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria-RS, o projeto, que está em sua terceira edição, contempla encenações culturais com contação de histórias e exibição do curta-metragem Leonel Pé-de-Vento. Tem como público prioritário crianças da 1ª. a 5ª série de escolas municipais. Objetiva-se entender como a comunicação e a educação podem contribuir para o uso de uma abordagem política da identidade e da diferença no espaço escolar, estudar conceitos teóricos relacionando-os com o contexto comunicacional e educacional e observar, pesquisar e entender os significados construídos pelas crianças sobre identidade e diferença, a partir da exibição do curta-metragem Leonel Pé-de-Vento. Assim, a proposta de pesquisa é compreender o processo de constituição das identidades e das diferenças no espaço escolar por meio do Projeto Cultural em estudo, com foco no curta-metragem. A metodologia utilizada na busca por tais esclarecimentos seguirá uma abordagem qualittativa com as técnicas da observação participante, aplicação de formulários e, posteriormente, entrevistas em profundidade. Acredita-se que, no final da trajetória, será possível contribuir com novas alternativas voltadas a uma práxis midiática e escolar, crítica e política, sobre a temática identidade e alteridade.por
dc.contributor.advisor1Rosa, Rosane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704937U2por
dc.contributor.referee1Fantin, Monica
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3222968189158756por
dc.contributor.referee2Raddatz, Vera Lucia Spacil
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381583047595764por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4887259385651751por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples