Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Camila da Silva
dc.date.accessioned2014-10-30
dc.date.available2014-10-30
dc.date.issued2013-12-19
dc.identifier.citationMARQUES, Camila da Silva. It´s rap, it´s clothes! fashion hip-hop: same and different. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6349
dc.description.abstractIn this research, we looking for the realization of a theoretical and practical investigation that contemplates the interactions between fashion and hip-hop music. As a general objective, the investigation of the strained and the interactions that existent in the process of the fashion and hip-hop music consumerism related with a person`s identity creation. As specifics objectives, we highlight: 1) analysis of the representations and meanings of the fashion in the hip-hop music; 2) identified the motivations of the suburb`s people in the appropriation of the hip-hop style; 3) understand of the tensions of values declared by those people, from the adoption of these esthetical and musical experience; 4) comprehend the play of this esthetical experience in the formation and expression of the identity of the suburb`s people. In this jorney, we`ll be theorical supported by de Cultural Studies, and dialogue with the authors that study the fashion as communication, as Malcolm Barbard (2003) and with theorics that approach the concept of cultural consumerism, as García-Canclíni (1999), Isherwoo and Douglas (2006), and McCracken (2003). We will also concentrate in the notions of the subject, social actors and new social movements, of Alain Touraine (2009). The methodological steps used are: bibliographic research; documental research; field research; analysis oh the content in fifteen nacional rap lyrics tha explain the relation between the fashion consumerism and the identity and the realization of demi-structered interviews. For this last step, we take as this research subjects four social actors that belongs to, at least, one of the four elements of the hip-hop culture in Santa Maria city. We must emphasizes that through the steps already accomplished, we achieve an approach of the fashion systems of the counterculture communication theory, reinforcing the contestatory character of those and providing a base that shows being possible a reduction of the common shallow and futile view when we talks about fashion (specially as a science), indicating a way for those political communication possibilities, argumentative and democratic.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModa hip-hoppor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectHip-hop fashioneng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectSocial movementseng
dc.titleÉ rap, é roupa! moda hip-hop: iguais e diferentespor
dc.title.alternativeIt´s rap, it´s clothes! fashion hip-hop: same and differenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoBusca-se, na presente pesquisa, a realização de uma investigação teórica e empírica que contemple as interações entre moda e música hip-hop. Tomamos como objetivo geral a investigação das tensões e interações existentes no processo de consumo da moda e da música hip-hop em sua relação com a formação identitária dos sujeitos. Como objetivos específicos, destacamos: 1) análise das representações e significações da moda na musica hip-hop; 2) identificação das motivações dos sujeitos da periferia na apropriação do estilo hip-hop; 3) entendimento das tensões de valores manifestados por esses sujeitos, a partir da adoção dessa experiência estética e musical; 4) compreensão do papel dessa experiência estética na formação e expressão da identidade dos sujeitos de periferia. Assim, caminharemos amparados teoricamente pelos Estudos Culturais, além de dialogarmos com autores que estudam a moda como comunicação, como Malcolm Barnard (2003) e com teóricos que abordam o conceito de consumo cultural, como García-Canclíni (1999), Isherwood e Douglas (2006), e McCracken (2003). Nos concentramos também nas noções de sujeito, atores sociais e novos movimentos sociais, de Alain Touraine (2009). As etapas metodológicas utilizadas são: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa de campo; análise de conteúdo em quinze letras de raps nacionais que explicitam algumas relações entre consumo de moda e identidade e a realização de entrevistas semiestruturadas. Para essa última etapa, tomam-se como sujeitos de pesquisa quatro atores sociais pertencentes a pelo menos um dos quatro elementos da cultura hip-hop na cidade de Santa Maria. Conseguimos, assim, uma aproximação dos sistemas de moda das teorias comunicacionais contraculturais, reforçando o caráter contestatório dos mesmos e fornecendo uma base que nos mostra ser possível uma redução da comum visão superficial e fútil quando se trata da moda (principalmente como ciência), indicando-nos um caminho para as suas possibilidades comunicacionais politizadas, contestadoras e democráticas.por
dc.contributor.advisor1Rosa, Rosane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5511703487828247por
dc.contributor.referee1Amaral, Adriana da Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210260553342144por
dc.contributor.referee2Leitão, Debora Krischke
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094970087162112por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581141843974703por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples