Mostrar registro simples

dc.creatorEnninger, Rossana Zott
dc.date.accessioned2015-09-16
dc.date.available2015-09-16
dc.date.issued2015-03-05
dc.identifier.citationENNINGER, Rossana Zott. CULTURAL ANALYSIS OF LOCAL TELEJOURNALISM: REPRESENTATION AND IDENTITY IN RBS TV SANTA ROSA. 2015. 199 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6361
dc.description.abstractThe dissertation proposal is to conduct a cultural analysis of the Journal Lunch RBS TV Santa Rosa, station located in the northwest of Rio Grande do Sul state and whose operation began in 1992. The theoretical and methodological contributions sought up in British cultural studies and their definitions of culture as ways of life. Based on the circuit culture Paul Du Gay et al. (1999), which we use to base our methodological proposal, it becomes possible to understand the circularity of the culture that characterizes the regional television news and analyze the representation and regional identity in RBS TV Santa Rosa. Descriptive analysis we seek include instances of the production, regulation and consumption. The details of the production includes content analysis and textual analysis of each of the selected issues for this stage of the research; as regulators axes have standards that characterize the RBS TV and the Journal Lunch own; and for the analysis of consumption bring the results of research conducted with the audience of television news. In the interpretative analysis of the corpus, we stop the axes of identity and representation, understood from the speech act context reasoned through documentary sheet. For the analysis, we can say that the Journal Lunch fold the approach of a regional identity, from the recognition of a geographical proximity to information on matters disclosed to journalists who produce television news. However, the individual identities or groups which are not represented here in order to characterize the region and its 69 municipalities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudos Culturaispor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectTelevisão Regionalpor
dc.subjectCultural Studieseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectRegional televisioneng
dc.titleANÁLISE CULTURAL DO TELEJORNALISMO LOCAL: REPRESENTAÇÃO E IDENTIDADE NA RBS TV SANTA ROSApor
dc.title.alternativeCULTURAL ANALYSIS OF LOCAL TELEJOURNALISM: REPRESENTATION AND IDENTITY IN RBS TV SANTA ROSAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação tem como proposta realizar uma análise cultural do Jornal do Almoço da RBS TV Santa Rosa, emissora localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e cujo funcionamento teve início em 1992. Os aportes teóricos e metodológicos buscaram-se nos estudos culturais britânicos e suas definições de cultura como modos de vida. Com base no circuito da cultura de Paul Du Gay et al. (1999), do qual nos valemos para alicerçar nossa proposta metodológica, torna-se possível compreender a circularidade da cultura que caracteriza o telejornalismo regional e analisar a representação e a identidade regional na RBS TV Santa Rosa. Como análise descritiva procuramos contemplar as instâncias da produção, regulação e consumo. O detalhamento da produção contempla a análise de conteúdo e análise textual de cada uma das edições selecionadas para esta etapa da pesquisa; como eixos reguladores temos as normas que caracterizam a RBS TV e o próprio Jornal do Almoço; e para a análise do consumo trazemos os resultados da pesquisa realizada com a audiência do telejornal. Na análise interpretativa do corpus, nos detemos nos eixos da identidade e da representação, compreendida a partir do contexto enunciativo fundamentado por meio da ficha técnica documental. Pela análise, podemos afirmar que o Jornal do Almoço prega a aproximação de uma identidade regional, a partir do reconhecimento de uma proximidade geográfica com a informação, com os temas divulgados, com os jornalistas que produzem o telejornal. Contudo, as identidades individuais ou de grupos ainda não estão ali representadas de forma a caracterizar a região e os seus 69 municípios.por
dc.contributor.advisor1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764342A7por
dc.contributor.referee1Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.referee2Moraes, Ana Luiza Coiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227410J1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2203383809333968por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples