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dc.creatorRuedell, Aneline Maria
dc.date.accessioned2010-03-08
dc.date.available2010-03-08
dc.date.issued2009-12-22
dc.identifier.citationRUEDELL, Aneline Maria. RELATIONSHIP BETWEEN POSTURAL CONTROL AND ORAL SKILLS OF PRETERM INFANTS. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6467
dc.description.abstractThis study aimed to verify the relationship of postural control and oral skills. The mixed longitudinal study, consisted of 43 children ages 4, 6 and 9 months of corrected age, a total of 80 ratings. The positions of prone, supine, sitting and standing, were evaluated according to the Alberta Infant Motor Scale (AIMS). The sitting and prone were classified as appropriate and not appropriate for the ages assessed in accordance with the senior representative of each position of the AIMS, which demonstrated the month in which 90% of children had each position. The development of oral skills was through the movement of lips, tongue and jaw during bottle-feeding / breast withdrawal pasty the spoon, the use of the cup and biscuits. The planes of movement, sagittal, frontal and transverse behavior were analyzed in the postural and oral skills. All evaluations were videotaped and analyzed by 3 physiotherapists and speech therapists 3. The parents answered a questionnaire with closed questions on eating behavior and attitudes usual, the child during the day. Later, there was a statistical analysis to test interrater reliability, Fisher's test to verify the relationship between postural control and oral skills and Kruskal-Wallis test for comparison between ages. The motor development was late, especially at 4 and 6 months and an evolution from the sixth month. In analyzing the survey, found that no family had the habit of placing the child in a prone position. Most parents are not encouraged to sit at 6 months, while at 9 months, most children were encouraged in this position. In relation to oral skills, some of them were not complete in all children, like, lip seal, lip pressure, lateralization of language and rotation of tongue and jaw. However, there was a progressive development of these movements over the months. In analyzing the data of postural control and oral skills has not been verified relationship between them, because the movements of the oral structures were more developed than postural control.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPré-termopor
dc.subjectPosturapor
dc.subjectMétodos de alimentaçãopor
dc.subjectPretermeng
dc.subjectPostureeng
dc.subjectFeeding methodseng
dc.titleRelação entre o controle postural e as habilidades orais em crianças pré-termopor
dc.title.alternativeRelationship between postural control and oral skills of preterm infantseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo verificar a relação do controle postural e das habilidades orais. O estudo longitudinal misto, constituiu-se de 43 crianças com idades de 4, 6 e 9 meses de idade corrigida, totalizando 80 avaliações. As posições prono, supino, sentado e em pé, foram avaliadas de acordo com a Alberta Motor Infant Scale (AIMS). O prono e o sentado foram classificados em adequada e não adequada para as idades avaliadas, de acordo com os quadros representativos de cada posição da AIMS, que demonstrou o mês em que 90% das crianças adquiriram cada posição. O desenvolvimento das habilidades orais verificou-se através dos movimentos de lábios, língua e mandíbula, durante o uso da mamadeira/seio, da retirada do alimento pastoso da colher, do uso do copo e da bolacha. Os planos de movimento, sagital, frontal e transversal foram analisados no comportamento postural e nas habilidades orais. Todas as avaliações foram filmadas e analisadas por 3 fisioterapeutas e 3 fonoaudiólogas. Os pais responderam a um questionário, com perguntas fechadas sobre o comportamento alimentar e posturas usuais, da criança, durante o dia. Posteriormente, realizou-se a análise estatística, com o teste de concordância entre avaliadores, teste de Fisher para verificar relação entre o controle postural e as habilidades orais e teste de Kruskal-Wallis para comparação entre as idades. O desenvolvimento motor apresentou atraso, principalmente aos 4 e 6 meses e uma evolução a partir do sexto mês. Ao analisar o questionário, verificou-se que nenhum familiar apresentou o hábito de colocar a criança em prono. A maioria dos pais não estimulou o sentar aos 6 meses, enquanto que aos 9 meses, a maioria das crianças foi estimulada nesta posição. Em relação às habilidades orais, algumas delas não estavam completas em todas as crianças, como vedamento labial, preensão labial, lateralização de língua e rotação de língua e mandíbula. Apesar disso, houve um desenvolvimento progressivo destes movimentos, ao longo dos meses. Ao analisar os dados do controle postural e das habilidades orais, não foi verificado relação entre eles, pois os movimentos das estruturas orais estavam mais desenvolvidos que o controle postural.por
dc.contributor.advisor1Weinmann, Angela Regina Maciel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151119377173425por
dc.contributor.advisor-co1Haeffner, Leris Salete Bonfanti
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4056008693346464por
dc.contributor.referee1Keske-soares, Marcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768009P6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7661132464156925
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


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