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dc.creatorHennig, Tais Regina
dc.date.accessioned2011-11-04
dc.date.available2011-11-04
dc.date.issued2011-06-16
dc.identifier.citationHENNIG, Tais Regina. AUDITORY REHABILITATION FOR THE ELDERLY IN A HEARING HEALTH CARE PROGRAM. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6503
dc.description.abstractThe difficulties observed in the elderly about the speech recognition in the presence of competitive stimuli and to perform the use, handling and care of hearing aids, provided the motivation for conducting this study, which aimed to evaluate the effects of an auditory rehabilitation program in speech recognition abilities in quiet and in noise, and temporal ordering of duration and frequency patterns of sounds, and address some practical issues to consider in the process of hearing aids fitting in elderly. The study group comprised 17 elderly new users of hearing aids purchased through the National Health System, between the ages of 60 and 84 years of age, divided in the Control Group that only made use of hearing aids, and Study Group, submitted to an auditory rehabilitation program, structured in seven sessions, which included auditory counseling and training. All subjects underwent two separate stages of evaluation, initial and final study, which totaled seven weeks between assessments. In the article were considered the results for speech recognition in quiet and noise through the test Lists of Sentences in Portuguese, and discusses practical issues to be considered in the process of hearing aids fitting in elderly, and Article II, the results obtained for the temporal ordering ability of the sounds, through the Duration Pattern Sequence and Pitch Pattern Sequence tests. It was concluded that subjects of both groups did not show satisfactory improvement in speech recognition, either in silence or in noise. However, the subjects underwent auditory rehabilitation program showed statistically significant improvement to achieve the recognition, temporal ordering and naming of duration and frequency patterns of sounds, and showed greater independence and security as the skills practices considered in this study, and showed statistically significant improvement to achieve the recognition, temporal ordering and naming of duration and frequency patterns of sounds, about the elderly who only made use of hearing aids during the same period.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAuxiliares de audiçãopor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectPerda auditivapor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectSistema Único de Saúdepor
dc.subjectHearing aidseng
dc.subjectAgedeng
dc.subjectHearing losseng
dc.subjectRehabilitationeng
dc.subjectSingle Health Systemeng
dc.titleReabilitação auditiva de idosos em um programa de atenção à saúde auditivapor
dc.title.alternativeAuditory rehabilitation for the elderly in a hearing health care programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs dificuldades observadas em idosos quanto ao reconhecimento de fala na presença de estímulos competitivos, e para realizarem o uso, manuseio e cuidados adequados das próteses auditivas, serviram de motivação para a realização do presente estudo, que objetivou avaliar os efeitos de um programa de reabilitação auditiva nas habilidades de reconhecimento de fala, no silêncio e no ruído, e ordenação temporal dos padrões de duração e frequência dos sons, e abordar algumas das questões práticas a serem consideradas no processo de adaptação de próteses auditivas em idosos. O grupo estudado foi composto por 17 idosos, novos usuários de próteses auditivas, adquiridas através do Sistema Único de Saúde, entre a faixa etária de 60 e 84 anos de idade, distribuídos em Grupo Controle, que somente fez uso das próteses auditivas, e Grupo Estudo, submetido a um programa de reabilitação auditiva, estruturado em sete sessões, que abrangeu o aconselhamento e treinamento auditivos. Todos os indivíduos foram submetidos a dois momentos distintos de avaliação, inicial e final do estudo, que totalizou sete semanas entre as avaliações. No artigo I foram considerados os resultados obtidos para o reconhecimento de fala, no silêncio e no ruído, através do teste Listas de Sentenças em Português, e analisadas as questões práticas a serem consideradas no processo de adaptação de próteses auditivas em idosos, e no artigo II, os resultados obtidos para a habilidade de ordenação temporal dos sons, através dos testes Padrões Sequenciais de Duração e Padrões Sequenciais de Frequência. Concluiu-se que os sujeitos de ambos os grupos não apresentaram melhora satisfatória no reconhecimento de fala, tanto no silêncio, quanto no ruído. Por outro lado, os sujeitos submetidos ao programa de reabilitação auditiva apresentaram melhora estatisticamente significante para realizar o reconhecimento, ordenação temporal e nomeação dos padrões de duração e de frequência dos sons, e demonstraram maior independência e segurança quanto às competências práticas consideradas nesse estudo, em relação aos idosos que somente fizeram uso das próteses auditivas, durante o mesmo período.por
dc.contributor.advisor1Costa, Maristela Julio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765577E1por
dc.contributor.advisor-co1Rossi, ângela Garcia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708676D3por
dc.contributor.referee1Teixeira, Adriane Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704019Y6por
dc.contributor.referee2Freire, Katya Guglielmi Marcondes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420935A7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


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