dc.contributor.advisor | Hillig, Clayton | |
dc.creator | Dorneles, Martin Alencar da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2014-12-30T13:19:43Z | |
dc.date.available | 2014-12-30T13:19:43Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/650 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | In this monograph completion of the specialization course of environmental education will seek to introduce environmental perceptions of elementary school students Olavo Bilac, located in the locality of the Step of the sand in the municipality of Rio Pardo, Rio Grande do Sul. As bibliographic support sought to present the concepts about, youth and rural youth, environmental education, environmental awareness and sustainability with a brief historical rescue. The method adopted for this work was the action research which is comprised of diagnostic steps to which identifies a problem, a plan of action. In this case, these two steps have been identified by the Center for development of Rural Youth who developed a timeline of activity from the workshops which led to the preparation of an ecological garden. The third step, reflection and evaluation activities was in charge of seven teachers who were chosen at random from a universe of nineteen teachers who comprise the Faculty of the school. In this sense, were observed by educators, the attitudes of students acquired during the workshops of agricultural technical practices of Rural Opportunities Project run by the Rural Youth Development Centre of Vale do Rio Pardo. Also, sought to present perceptions observed in the school environment, as the adopted methodology, typology of families of students, faculty experience and approach adopted on environmental education. Finally, we analyzed the students ' environmental perceptions, attitudes changed, relationship with the environment and teacher assessment of the activities proposed in the project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Juventude rural | por |
dc.subject | Pesquisa ação | por |
dc.subject | Percepções ambientais | por |
dc.title | A educação ambiental na Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac no município de Rio Pardo, RS | por |
dc.title.alternative | Environmental Education in Primary School Bilac Olavo in the municipality of Rio Pardo, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Nessa monografia de conclusão do curso de especialização de Educação Ambiental buscará apresentar as percepções ambientais dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac, localizada na localidade do Passo da Areia no município de Rio Pardo, RS. Como suporte bibliográfico buscou-se apresentar os conceitos sobre, juventude e de juventude rural, educação ambiental, percepção ambiental e de sustentabilidade com um breve regaste histórico. O método adotado para esse trabalho foi o de pesquisa ação que é composta por etapas de diagnóstico ao qual se identifica uma problemática e constroem-se um plano de ação. Nesse caso, essas duas etapas foram identificadas pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural que desenvolveu um cronograma de atuação a partir das oficinas que levaram ao preparo de uma horta ecológica. A terceira etapa, de reflexão das atividades e de avaliação ficou a cargo de sete professores que foram escolhidos aleatoriamente em um universo de dezenove professores que compõe o corpo docente da escola. Nesse sentido, foram observadas pelos educadores, as atitudes dos alunos que adquiriram durante as oficinas de práticas de técnicas agrícolas do Projeto Oportunidades Rurais, executado pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural do Vale do Rio Pardo. Também, buscou-se apresentar as percepções observadas no ambiente escolar, como a metodologia adotada, tipologia das famílias dos alunos, experiência do corpo docente e abordagem adotada sobre a Educação Ambiental. Por fim, foram analisadas as percepções ambientais dos alunos, atitudes modificadas, relação com o meio ambiente e a avaliação dos professores das atividades propostas no projeto. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |