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dc.creatorSilveira, Lisiane Martins da
dc.date.accessioned2012-10-09
dc.date.available2012-10-09
dc.date.issued2011-08-18
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lisiane Martins da. Oral motor skills in children: validation of the instrument and influence of oral behaviors and breastfeeding. 2011. 72 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6514
dc.description.abstractThis study aimed to validate an instrument designed to assess the oral motor skills in children at 9 months of age, as well as to assess the influence of oral behaviors and breastfeeding on them. Six judges with oralfacial motricity experience and 125 children belonging to the 4th Regional Health of Rio Grande do Sul State participated in this study. For the content analysis, the instrument was sent to judges in order to verify the agreement about its relevance and pertinence. In a second moment, the instrument was applied in children. A questionnaire answered by parents investigated the presence of oral behaviors in this population. The results showed satisfactory content validity and reliability; however, the factorial validity indicated a need for revision since five of the eleven items not shown to be contributing to assess the oral motor skills in children at this age. Regarding the influence of oral behaviors and breastfeeding, the pacifier negatively affected the abilities of suction while breastfeeding positively affected them. It was also found that although most children did not present ability to use the cup, the behavior of putting objects in mouth has promoted the development of such ability. We concluded that the instrument proposed can be use to evaluate the oral motor skills in children at 9 months of age. The oral motor skills developed well when breastfeeding was present.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudo de validaçãopor
dc.subjectHabilidades oraispor
dc.subjectAleitamento maternopor
dc.subjectHábitos oraispor
dc.subjectValidation study as a subjecteng
dc.subjectOral motor skillseng
dc.subjectBreastfeedingeng
dc.subjectOral behaviorseng
dc.titleHabilidades orais em crianças: validação de instrumento e influência de hábitos orais e do aleitamento maternopor
dc.title.alternativeOral motor skills in children: validation of the instrument and influence of oral behaviors and breastfeedingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo validar um instrumento elaborado para avaliar as habilidade orais de crianças, aos 9 meses de idade, bem com verificar a influência de hábitos orais e do aleitamento materno sobre as mesmas. O estudo contou com a participação de 6 juízes, com formação e experiência na área da Motricidade Orofacial, e de 125 crianças com cerca de 9 meses de idade, pertencentes à região da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. Para a análise de conteúdo, o instrumento foi enviado aos juízes com o objetivo de verificar a concordância sobre a pertinência e validade dos itens propostos. Em um segundo momento, o instrumento foi aplicado às crianças participantes. Através de questionário aplicado aos pais foi investigada a presença de hábitos orais na população estudada. O instrumento elaborado apresentou validade de conteúdo e de fidedignidade satisfatórias, no entanto, a análise fatorial indicou a necessidade de reformulação do instrumento, uma vez que cinco dos onze itens avaliados não acrescentaram contribuição para avaliar as habilidades orais de crianças aos 9 meses de idade. Em relação à influência de hábitos orais e do aleitamento materno, verificou-se que o uso da chupeta influenciou negativamente as habilidades de sucção. Já o aleitamento materno favoreceu o desenvolvimento das habilidades orais na sucção, no grupo estudado. Verificou-se também que, embora a maioria das crianças não apresentasse habilidade para usar o copo, o hábito de introduzir objetos na boca favoreceu o desenvolvimento de tal habilidade. Conclui-se que o instrumento elaborado pode ser utilizado na avaliação das habilidades orais de crianças, aos 9 meses de idade. As habilidades orais desenvolveram-se de forma mais adequada na presença do aleitamento materno.por
dc.contributor.advisor1Weinmann, Angela Regina Maciel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151119377173425por
dc.contributor.advisor-co1Moraes, Anaelena Bragança de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4262448037922838por
dc.contributor.referee1Keske-Soares, Marcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307por
dc.contributor.referee2Resener, Tânia Denise
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067769343968380por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4928182548761508por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


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