Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Juliana Feitosa dos
dc.date.accessioned2013-02-06
dc.date.available2013-02-06
dc.date.issued2012-03-01
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Feitosa dos. SOUND PRESSURE LEVEL AND USE OF ROUTES OF READING AND WRITING IN STUDENTS FROM SANTA MARIA. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6527
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation was to understand the possible relationships among exposure to high sound pressure levels, auditory processing, and performance in the routes of reading and writing, having in mind that children who are acquiring such abilities, into an improper acoustic environment, have tendency to have writing processing difficulties. In this context, this investigation was conducted through the integration among the knowledge of Acoustics, Audiology, and Neuropsychology in the acquisition of writing language. The accomplished procedures were acoustic measures, auditory evaluation, which include the inspection of the external auditory canal, vocal and pure-tone audiometry, imitanciometry, and for the auditory processing, the Staggered Spondaic Words (SSW) test was performed. The writing evaluation included reading and writing isolated words to analyze the use of the lexical and phonological routes. The results of the acoustic measurements through the dosimeter in four schools in Santa Maria, RS, Brazil divided the sample of 87 children of 3 and 4 years old of primary school, aged eight to ten years, into two groups exposed (17 children) and not exposed (70 children) to levels higher than 80dB(A). The sample with normal auditory threshold was also separated in groups with 38 children without changes in acoustic immittance measurements and 49 with changes. The results showed that the children who were exposed to high sound pressure levels are damaged to use the lexical and phonological routes in reading and writing, even if such alterations were not evidenced with significant differences in the auditory processing test, between the exposed and not exposed groups. It is possible to infer, however, that the noise affects the reading and writing processing, and preventive actions are necessary to avoid trouble to the students related to their academic and social abilities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNíveis de pressão sonorapor
dc.subjectNoiseeng
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectRota lexicalpor
dc.subjectRota fonológicapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAuditory processingeng
dc.subjectPhonological routeeng
dc.subjectLexical routeeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.titleNíveis de pressão sonora e uso das rotas de leitura e escrita em escolares de Santa Mariapor
dc.title.alternativeSound pressure level and use of routes of reading and writing in students from Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação teve como proposta de estudo compreender as possíveis relações entre exposição a níveis de pressão sonora elevados, processamento auditivo e desempenho nas rotas de leitura e escrita, visto que crianças que estão adquirindo tais habilidades, em meio a um ambiente acústico inadequado, são propensas a dificuldades no processamento da linguagem escrita. Nesse contexto, a investigação foi conduzida pela integração dos conhecimentos da Acústica, Audiologia e Neuropsicologia em aquisição de linguagem escrita. Os procedimentos realizados incluíram medições acústicas, avaliação auditiva que incluiu a inspeção do meato acústico externo, audiometria tonal e vocal, imitanciometria, e para o processamento auditivo realizou-se o teste dicótico de dissílabos alternados (SSW). A avaliação da linguagem escrita incluiu a leitura e escrita de palavras isoladas para análise do uso das rotas fonológica e lexical. Os resultados das mensurações acústicas realizadas por meio de dosímetro em quatro escolas de Santa Maria RS, dividiu a amostra de 87 crianças do 3º e 4º anos do ensino fundamental, na faixa etária de oito a dez anos, em dois grupos expostos (17 crianças) e não expostos (70 crianças) a níveis maiores que 80dB(A). A amostra com limiares auditivos normais foi distribuída em dois grupos: um de 38 crianças sem alterações e outro de 49 crianças com alterações imitanciométricas. Os resultados demonstraram que crianças expostas a níveis de pressão sonora elevados são prejudicadas no uso das rotas fonológica e lexical na leitura e escrita, ainda que tais alterações não tenham sido evidenciadas em diferenças significativas no teste de processamento auditivo entre o grupo não exposto e exposto. Pode se inferir, portanto, que o ruído prejudica o processamento da leitura e escrita, e tornam-se necessárias ações preventivas com a finalidade de evitar prejuízos aos escolares em suas habilidades acadêmicas e sociais.por
dc.contributor.advisor1Graciolli, Lilian Seligman
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556873649035380por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859963389320763por
dc.contributor.referee1Rossi, Angela Garcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855158417172905por
dc.contributor.referee2Teixeira, Adriane Ribeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3147833351413837por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0604397543518018por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples