dc.contributor.advisor | Günther, Maria Cecília Camargo | |
dc.creator | Castro, Felipe Barroso de | |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T12:48:01Z | |
dc.date.available | 2015-01-08T12:48:01Z | |
dc.date.issued | 2014-01-14 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/654 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade) | por |
dc.subject | Identidade profissional | por |
dc.title | A atuação no PELC/UFSM e a costrução da identidade profissional de egressos do curso de Educação Física Licenciatura | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Esse estudo se propõe a investigar a construção da identidade profissional a partir da analise de percursos de três egressos do curso de Educação Física Licenciatura, com uma atenção especial sobre a experiência de atuação no Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/UFSM). Dessa forma, objetiva-se analisar e compreender de que modo a atuação no PELC/UFSM repercute sobre a construção da identidade profissional desses egressos. Trata-se de um estudo de caso com o uso das narrativas biográficas, onde realizamos uma entrevista semi-estruturada de caráter biográfico com três professoras colaboradoras (egressos), seguida de uma perspectiva dialógica de análise e interpretação dos resultados. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes: a primeira diretamente ligada a um trabalho de ministrar aulas e a segunda identificada com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para
os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |