Mostrar registro simples

dc.creatorGoulart, Karoline Teixeira
dc.date.accessioned2010-05-21
dc.date.available2010-05-21
dc.date.issued2010-02-25
dc.identifier.citationGOULART, Karoline Teixeira. OVERWEIGHT AND OBESITY: IMPLICATIONS AND ALTERNATIVES IN THE SCHOOL CONTEXT. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6637
dc.description.abstractIn recent years, the combination of changes in dietary habits with the sedentary lifestyle has contributed significantly to the increased prevalence of overweight and obesity. Thus, there is a need to expand the process of nutritional assessment, aiming at educating young people about the lifestyle and adopt healthy eating and living right, necessary for proper growth and development in this age group. Thus, considering the above, this study aimed to gather information on the percentage of school children with overweight and obesity in primary school students who attend public discipline of Physical Education. A survey of data on body mass index (BMI), waist-hip ratio (WHR), weight, height, waist circumference (PC), hip circumference, sex, age, socioeconomic status, self-image, body perception, eating habits and physical activity in children and adolescents in 6th, 7th and 8th grades, at the State Institute Romaguera Correa municipality of Uruguaiana / RS, with 296 students. From the results obtained, it was observed that the students have high levels of BMI and WHR. In particular, analyzing the prevalence in the 3 series studied, there was a higher percentage of body mass index above 25, where 21% of the students have these ratios and 12% have a BMI above 30, stressing that there was no statistical difference between sexes in relation to BMI and hip. However, in all other variables observed this difference (p <0.05). It was also observed that poor dietary habits and lifestyle of students are directly linked to these values. In the correlation between BMI and WHR with body awareness and self-image of students, students who responded being overweight, the average BMI and WHR confirm this hypothesis, and according to their views on losing weight, it was shown that adolescents are aware of your body. Therefore, this may be a starting point for the proposed change in standards of living habits and physical activity. Then, from the implementation of this research, we verified the importance of including studies on overweight and obesity early in schools, to detect possible health problems as early as possible and suggest actions that can help promote the well being of children and youth.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSobrepesopor
dc.subjectObesidadepor
dc.subjectEscolarespor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAlternativas pedagógicaspor
dc.subjectOverweighteng
dc.subjectObesityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectPedagogical alternativeseng
dc.titleSobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolarpor
dc.title.alternativeOverweight and obesity: implications and alternatives in the school contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos últimos anos, a combinação de mudanças dos hábitos alimentares com o estilo de vida sedentário tem contribuído significativamente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Desta forma, há a necessidade de se ampliar o processo de avaliação nutricional, visando orientar aos adolescentes quanto ao estilo de vida mais saudável e a adoção de hábitos alimentares e de vida corretos, necessários ao crescimento e desenvolvimento adequado nesta faixa etária. Assim, considerando os aspectos expostos, este estudo teve como objetivo principal levantar informações sobre o percentual de crianças escolares com sobrepeso e obesidade em alunos do Ensino Fundamental Público que frequentam a disciplina de Educação Física. Foi realizado um levantamento de dados sobre o índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril (RCQ), peso, estatura, perímetro de cintura (PC), perímetro do quadril, sexo, idade, nível sócio-econômico, autoimagem, percepção corporal, práticas alimentares e de atividade física em crianças e adolescentes de 6ª, 7ª e 8ª séries, no Instituto Estadual Romaguera Corrêa do município de Uruguaiana/RS, contando com 296 alunos. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que os escolares possuem índices elevados de IMC e RCQ. Nomeadamente, analisando-se as prevalências nas 3 séries pesquisadas, observou-se uma maior porcentagem para o IMC acima de 25, onde 21% dos escolares possuem estes índices e 12% possuem IMC acima de 30; salientando também que não houve diferença estatística entre os sexos em relação aos valores de IMC e quadril. No entanto, em todas as demais variáveis observou-se esta diferença (p < 0,05). Observou-se ainda que os hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo dos estudantes estão diretamente ligados a estes valores. Na correlação entre IMC e RCQ com a percepção corporal e autoimagem dos alunos, os estudantes que responderam estar acima do peso, as médias de IMC e RCQ confirmam esta hipótese; e de acordo com suas opiniões em perder peso, mostrou-se que os adolescentes têm consciência de seu corpo. Logo, este pode ser um ponto de partida para a proposta de mudança nos padrões de hábitos de vida e atividade física. Então, a partir da execução desta pesquisa, verificou-se a importância de se incluir estudos acerca de sobrepeso e obesidade desde cedo nas escolas, para detectar os possíveis problemas de saúde o mais precocemente possível e sugerir ações que possam auxiliar na promoção do bem-estar da criança e do jovem.por
dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762107Y1por
dc.contributor.advisor-co1Rocha, João Batista Teixeira da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782281H2por
dc.contributor.referee1Schetinger, Maria Rosa Chitolina
dc.contributor.referee2Royes, Luiz Fernando Freire
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705849Y0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4290957E5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples