Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorCosta, Analéia Maraschin da
dc.date.accessioned2015-01-12T14:05:24Z
dc.date.available2015-01-12T14:05:24Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/663
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work comes as a result of Specialization in Teaching in Early Childhood Education , the concerns and readings throughout the course, because from them it was possible to establish a reflective practice and position themselves critically against our work, wondering the obvious and increasing our senses to listen and look at the child. Immersed in the reality of public school often end up losing our ideals, accommodating ourselves to that which is laid , it is done so well and why it has always been done, little or nothing is reflected on. But this Expertise unsettled our thoughts and our eyes widened made us Awakening to reframe our work. So, I was involved, touched and willing to qualify my practice, outlining objectives, goals and thoughts, crossing the barrier of common sense and building a practice that makes a difference in the lives of public school children and periphery that work. This article begins with a revisiting of my life story, bringing elements of my constitution as a teacher of young children, then bring my concerns regarding pedagogical practice routines that I experience at the Municipal School of Early Childhood Education Ida Fiori Druck . Continuing , do a recurrence theoretical seeking authors who assist me in thinking about concepts relevant to the profession, the paths trodden also present, as well as in everyday speech made in which I am placed with their analyzes and understandings .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectRotinapor
dc.titleO despertar na/da educação infantil: ressignificando as rotinas das práticas pedagógicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente trabalho surge como fruto da Especialização em Docência na Educação Infantil, das inquietações e leituras do decorrer do curso, pois a partir delas foi possível estabelecer uma prática reflexiva e posicionar-se criticamente frente ao nosso trabalho, estranhando o óbvio e ampliando nossos sentidos de ouvir e olhar a criança. Imersos na realidade da escola pública acabamos por perder muitas vezes nossos ideais, acomodando-nos ao que já está posto, ao que se faz assim e por que assim sempre foi feito, pouco ou nada se reflete sobre. Mas esta Especialização inquietou nossos pensamentos e ampliou nossos olhares fez-nos Despertar para ressignificar nosso trabalho. Assim, senti-me envolvida, tocada e disposta a qualificar minha prática, traçando objetivos, metas e reflexões, transpondo a barreira do senso comum e construindo uma prática que faça a diferença na vida das crianças da escola pública e de periferia em que trabalho. Este artigo inicia-se com um revisitar de minha história de vida, trazendo elementos da minha constituição como professora de crianças pequenas, em seguida trago minhas inquietações referentes às rotinas da prática pedagógica que vivencio na Escola Municipal de Educação Infantil Ida Fiori Druck. Dando continuidade, faço uma recorrência teórica buscando autores que me auxiliem a pensar concepções relevantes a cerca da profissão, apresento também os caminhos trilhados, bem como a intervenção feita no cotidiano em que estou inserida com as respectivas análises e compreensões.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples