Mostrar registro simples

dc.creatorZappe, Janessa Aline
dc.date.accessioned2011-04-06
dc.date.available2011-04-06
dc.date.issued2011-01-20
dc.identifier.citationZAPPE, Janessa Aline. PESTICIDES IN THE CHEMICAL AND SOCIAL CONTEXT. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6647
dc.description.abstractThrough this work, it was investigated facilitative actions for the teaching and learning process in Chemistry in order to promote the knowledge of basic concepts and of the social implications of the Chemistry and the student's formation as citizen. From this, workshops were developed approaching the thematic pesticides in a school of Candelária-RS. The pesticides are chemical products used in the agriculture to control pests and plant diseases, and consequently, they are the responsible for the increase of the agricultural production. However, they can cause diseases and poisoning if they be used without the necessary cares, as the individual protection equipments. The thematic pesticides were chosen considering that these compositions are related directly to the daily lives of students whose families have their incomes based on the agriculture, some of the characteristics of the researched school. Before the development of the workshops, text books of Chemistry of the High School were analyzed and investigated the students' conceptions regarding the theme. It is observed that in the analyzed text books, the importance of the equipments of individual protection is not approached. Through the questionnaire, it was verified that the participant students of this research have difficulties in relating contents of Chemistry with their daily lives. Considering those results, five thematic workshops were elaborated, that sought to relate topics of the Chemistry with the pesticides, being investigated as these methodological propositions can contribute to the learning of Chemistry and for the student's formation as citizen. Through the questionnaires, textual productions and interviews with the students and of the research diary, it can be noticed that the thematic workshops contributed to the valorization of the learning of Chemistry, because they associate chemical concepts with daily lives of students and it motivates them by the experimentation. What might also have stimulated the learning and the exercise of the citizenship on the part of the students was the educator's posture and the importance of the social theme, pesticides. The students were stimulated to think through the problematization, becoming participant and conscious citizens, through the workshops. As the workshops thematic, several methodological propositions have been investigated. However, the great challenges to be overcome is the gap between the research and the Science teaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgrotóxicospor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectOficinaspor
dc.subjectPesticideseng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectWorkshopseng
dc.titleAgrotóxicos no contexto químico e socialpor
dc.title.alternativePesticides in the chemical and social contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAtravés deste trabalho, investigaram-se ações facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem em Química a fim de promover o conhecimento de conceitos básicos e das implicações socias da Química e a formação do estudante como cidadão. A partir disso, foram desenvolvidas oficinas abordando a temática agrotóxicos numa escola de Candelária-RS. Os agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, e conseqüentemente, são os responsáveis pelo aumento da produção agrícola. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. A temática agrotóxicos foi escolhida considerando que estes compostos estão relacionados diretamente ao dia a dia de estudantes cujas famílias têm a sua fonte de renda baseada na agricultura, umas das características da escola pesquisada. Antes do desenvolvimento das oficinas, foram analisados livros didáticos de Química do Ensino Médio e investigado as concepções dos alunos com relação à temática. Observa-se que nos livros didáticos analisados, não é abordado a importância dos equipamentos de proteção individual. Através do questionário, constatou-se que os alunos participantes desta pesquisa têm dificuldades em relacionar conteúdos de Química com o seu dia a dia. A partir desses resultados, foram elaboradas cinco oficinas temáticas, que visavam relacionar tópicos da Química com os agrotóxicos, investigando-se como estas proposições metodológicas podem contribuir para a aprendizagem de Química e para a formação do estudante como cidadão. Através dos questionários, produções textuais e entrevistas com os alunos e do diário de pesquisa, pode-se perceber que as oficinas temáticas contribuíram para a valorização da aprendizagem de Química, pois associam conceitos químicos ao dia a dia dos alunos e motiva-os através da experimentação. O que pode também ter estimulado o aprendizado e o exercício da cidadania por parte dos alunos foi a postura do educador e a importância do tema social, agrotóxicos. Os alunos foram instigados a pensar através da problematização, oportunizando uma participação cidadã, por meio das oficinas. Assim como as oficinas temáticas, diversas proposições metodológicas têm sido investigadas. Entretanto, um dos grandes desafios a ser superado é o distanciamento entre a pesquisa e o ensino de Ciências.por
dc.contributor.advisor1Braibante, Mara Elisa Fortes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685197822607977por
dc.contributor.referee1Ferreira, Maira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651438005482161por
dc.contributor.referee2Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5515265289307345por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples