Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorColissi, Maria da Graça da Silveira
dc.date.accessioned2015-01-12T14:26:50Z
dc.date.available2015-01-12T14:26:50Z
dc.date.issued2013-07-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/665
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the relationship of gender and sexuality in early childhood education and comes from observations made in EMEI Garden Village, through moments of observations, questions and bibliography itself. Discusses the role of the teacher and the school collaborate with the training of children in relation to the issue of child sexuality and gender issues in the classroom, since from the speech of these educators perceive a dichotomy between what we think and what we do. During the observations realized the movement of children in order to go beyond the roles prescribed by society and by the school. From the knowledge of the body and its sexuality, the child learns to deal with their problems and respect yourself and others.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleTem hora pra tudo?por
dc.title.alternativeHave time for everything?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo refletir a respeito das relações de gênero e sexualidade na educação infantil e surge das observações realizadas na EMEI Vila Jardim, através de momentos de observações, questionamentos e bibliografia própria. Discute-se o papel do professor e da escola ao colaborar com a formação das crianças em relação ao tema da sexualidade infantil e questões de gênero em sala de aula, uma vez que a partir das falas destes educadores percebe-se uma dicotomia entre o que se pensa e o que se faz. Durante as observações percebi o movimento das crianças no sentido de ir além dos papéis estipulados pela sociedade e pela própria escola. A partir do conhecimento do próprio corpo e da sua sexualidade, a criança aprende a lidar com suas dificuldades e a respeitar a si mesmo e ao outro.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples