dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Colissi, Maria da Graça da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2015-01-12T14:26:50Z | |
dc.date.available | 2015-01-12T14:26:50Z | |
dc.date.issued | 2013-07-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/665 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article aims to reflect on the relationship of gender and sexuality in early childhood education and comes from observations made in EMEI Garden Village, through moments of observations, questions and bibliography itself. Discusses the role of the teacher and the school collaborate with the training of children in relation to the issue of child sexuality and gender issues in the classroom, since from the speech of these educators perceive a dichotomy between what we think and what we do. During the observations realized the movement of children in order to go beyond the roles prescribed by society and by the school. From the knowledge of the body and its sexuality, the child learns to deal with their problems and respect yourself and others. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Tem hora pra tudo? | por |
dc.title.alternative | Have time for everything? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo refletir a respeito das relações de gênero e sexualidade na educação infantil e surge das observações realizadas na EMEI Vila Jardim, através de momentos de observações, questionamentos e bibliografia própria. Discute-se o papel do professor e da escola ao colaborar com a formação das crianças em relação ao tema da sexualidade infantil e questões de gênero em sala de aula, uma vez que a partir das falas destes educadores percebe-se uma dicotomia entre o que se pensa e o que se faz. Durante as observações percebi o movimento das crianças no sentido de ir além dos papéis estipulados pela sociedade e pela própria escola. A partir do conhecimento do próprio corpo e da sua sexualidade, a criança aprende a lidar com suas dificuldades e a respeitar a si mesmo e ao outro. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |