Mostrar registro simples

dc.creatorPessano, Edward Frederico Castro
dc.date.accessioned2013-06-05
dc.date.available2013-06-05
dc.date.issued2012-07-06
dc.identifier.citationPESSANO, Edward Frederico Castro. O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6665
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTemas geradorespor
dc.subjectRio Uruguaipor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleO uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida em cinco escolas no município de Uruguaiana, fronteira oeste do RS, no ano de 2011 e focaliza-se nas relações entre os ambientes escolares e o rio Uruguai como tema gerador e interdisciplinar, voltado para a promoção da Educação Ambiental (EA), percepção da realidade e construção de conhecimentos. O trabalho é uma análise quali-quantitativa das percepções socioeconômicas e ambientais de alunos do último ano do ensino fundamental sobre o rio Uruguai, sendo dividido em 2 manuscritos. O 1º caracteriza-se pelo diagnóstico das percepções dos estudantes sobre o rio Uruguai, onde foram aplicadas atividades de representações gráficas, concepções textuais e questionário e se comparou as percepções dos estudantes entre as escolas. Participaram deste trabalho 341 alunos do último ano do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que a temática rio Uruguai é pouco trabalhada nas escolas e mesmo quando desenvolvida, alguns alunos permanecem com percepções fragmentadas ou inadequadas. O estudo permitiu verificar diferenças nas percepções dos estudantes em relação à localização das escolas. De um modo geral, nas escolas próximas ao rio, este é trabalhado de forma mais expressiva do que em escolas distantes, o que pode contribuir para a existência de diferenças nas percepções. O 2º manuscrito caracteriza-se pela investigação de uma única escola e avalia a utilização do rio Uruguai como tema gerador, através do desenvolvimento de uma proposta pedagógica baseada em Paulo Freire. O referido trabalho apresentou três etapas: na 1ª etapa realizou-se um diagnóstico das percepções dos estudantes; na 2ª foi desenvolvida a proposta metodológica de intervenção; e na 3º etapa realizou-se uma avaliação final para verificação da eficácia da proposta. Participaram desta pesquisa 112 alunos e os resultados para a 1ª etapa demonstraram que o rio é pouco trabalhado pela escola, especialmente pela disciplina de ciências. Durante as atividades de intervenção, percebemos o interesse dos estudantes em participar da proposta, bem como, uma relevante contribuição dos mesmos na análise e construção dos conhecimentos. Após a avaliação final da proposta de intervenção, contatou-se a ocorrência de mudanças significativas nas percepções dos estudantes, caracterizado pelo incremento do conhecimento relacionado ao rio. Assim, esperamos que a presente dissertação possa contribuir com futuras ações educacionais,estimulando o uso de temas geradores para a educação ambiental e que a metodologia proposta constitua uma importante ferramenta para a melhoria dos processos educacionais, através da contextualização do conhecimento e para as relações de ensinoaprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Puntel, Robson Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1134532326779900por
dc.contributor.referee1Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931396120785208por
dc.contributor.referee2Wagner, Caroline
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004565241849091por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples