Mostrar registro simples

dc.creatorPossebon, Natália Borba
dc.date.accessioned2016-02-25
dc.date.available2016-02-25
dc.date.issued2015-04-09
dc.identifier.citationPOSSEBON, Natália Borba. WHAT [trans] FORM ME INTO PEDAGOGUE? A path from experiences in a research group. 2015. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6698
dc.description.abstractThis work describes the Pedagogy undergraduation (primary teacher) through an autobiographical writing. It brings the experiences, hardships and learning found over a Pedagogy night course in UFSM between 2008 and 2012, plus a participation in a group of multidisciplinary and inter-institutional research. With thoughts and reflections on the curriculum, especially on issues involving science education in Early Years and Learning Disabilities, it aims to stimulate a new look over the teacher education and professional practice, questioning the pedagogical certainties, pre ideas and other dimensions involving the educational environment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectInitial trainingeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectLearning disabilitieseng
dc.titleO que me auto [trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisapor
dc.title.alternativeWhat [trans] form me into pedagogue? A path from experiences in a research groupeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho relata a formação em pedagogia por meio de uma escrita autobiográfica. Traz as vivências, adversidades e aprendizagens encontradas ao longo da formação em Pedagogia em um curso noturno da UFSM entre 2008 e 2012, e da participação em um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional. Com pensamentos e reflexões sobre o currículo, em especial sobre questões que envolvem o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e as Dificuldades de Aprendizagem, objetiva estimular um novo olhar acerca da formação e atuação profissional docente, questionando as certezas pedagógicas, as ideias pré-concebidas, e as demais dimensões que envolvem o espaço educacional.por
dc.contributor.advisor1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.contributor.referee1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721731D0por
dc.contributor.referee2Pagan, Acácio Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4771015709359419por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1265364935326010por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples