Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Ana de Souza
dc.date.accessioned2016-04-27
dc.date.available2016-04-27
dc.date.issued2015-08-21
dc.identifier.citationLIMA, Ana de Souza. EXPERIMENTAL ACTIVITIES AS A METHODOLOGICAL TOOL FOR IMPROVEMENT OF TEACHING OF SCIENCE: EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL. 2015. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6701
dc.description.abstractStudies show that the experimental activities based on problem solving improve student performance on the nature of scientific knowledge. In this context, this study evaluated the impact of experimental activities based on scientific method and previous conceptions in the early years of learning concepts and phenomena associated with the fermentation process. The activities were carried out through an experimental course of 20hs, with students of 1st and 2nd year of the Elementary Education of Municipal School Deacon João Luiz Pozzobon in Santa Maria-RS. The research involved 20 students aged 6 and 7 years, overseen by monitors (students and post graduate teachers) who played the role of instigating students to use reasoning and creativity for creating hypotheses and design experiments. Overall, the course emphasized the process of doing science by middle of questioning and search for answers for assembling simple experiments. The evaluation of the results was performed by comparing the interviews responses performed before the course (pretest) and after the course (post-test), post-tests being applied at the end of the experimental course, 6 and 12 months later. The obtained data set show that the activities have facilitated acquisition and construction of new concepts and caused changes in pre-conceptions of the students on the subject, which can be considered more scientifically correct. In addition, we observed that the issue worked through experimental activities was assimilated and memorized by the students in the short and long term. We assume that manipulation, observation and experimentation associated motivation are factors that bring cognitive benefits and facilitate the process of writing and scientific literacy in this school stage.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectFermentaçãopor
dc.subjectConcepções préviaspor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectFermentationeng
dc.subjectPreliminary conceptseng
dc.subjectInitials yearseng
dc.subjectScience educationeng
dc.titleAtividades experimentais como ferramenta metodológica para melhoria do ensino de ciências: anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeExperimental activities as a methodological tool for improvement of teaching of science: early years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEstudos mostram que as atividades experimentais baseadas na resolução de problemas melhoram o desempenho dos alunos sobre a natureza do conhecimento científico. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto de atividades experimentais baseadas no método científico e nas pré-concepções dos anos iniciais sobre a aprendizagem de conceitos e fenômenos associados ao processo de Fermentação. As atividades foram realizadas através de um curso experimental de 20hs, com estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobon na cidade de Santa Maria-RS. A pesquisa envolveu 20 estudantes com idades entre 6 e 7 anos, supervisionados por monitores (alunos e professores de pós-graduação) que desempenharam o papel de instigar os alunos a utilizar o raciocínio e a criatividade para a criação de hipóteses e elaboração dos experimentos. De forma geral, o curso enfatizou o processo de fazer ciência por meio de questionamentos e busca de respostas pela montagem de experimentos simples. A avaliação dos resultados foi efetuada pela comparação de respostas de entrevistas realizadas antes do curso (pré-teste) e depois do curso (pós-teste), sendo os pós-testes aplicados no final do curso experimental, 6 e 12 meses depois. O conjunto de dados obtidos mostram que as atividades desenvolvidas facilitaram a aquisição e construção de novos conceitos e causaram mudanças nas concepções prévias dos alunos sobre o tema, as quais podem ser consideradas como cientificamente mais corretas. Além disso, foi possível observar que o tema trabalhado por meio de atividades experimentais foi assimilado e memorizado pelos estudantes a curto e a longo-prazo. Assumimos que a manipulação, a observação e a motivação associados a experimentação são fatores que trazem benefícios cognitivos e facilitam o processo de alfabetização escrita e científica nesta fase escolar.por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795127P7por
dc.contributor.advisor-co1Rocha, João Batista Teixeira da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782281H2por
dc.contributor.referee1Soares, Félix Alexandre Antunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769181A8por
dc.contributor.referee2Sudati, Jessie Haigert
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261854U2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5940937154722875por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples