Mostrar registro simples

dc.creatorGuerra, Leonan
dc.date.accessioned2016-11-09
dc.date.available2016-11-09
dc.date.issued2016-08-11
dc.identifier.citationGUERRA, Leonan. Different teaching activities about poisonous animals in a rural school at central region RS. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6711
dc.description.abstractThe accidents caused by poisonous animals are a serious public health problem, especially in tropical countries because of its wide distribution and its ability to promote clinical conditions that may progress to the death. In this sense deepen the knowledge about poisonous animals and disseminate information through the use of a teaching strategy called Didactic Pluralism consisting in the use of various methodological resources to meet all students and not a portion of them may be the way to education on venomous animals. Therefore this research has as main objective investigate how the educational pluralism can be worked at the classroom, with a proposal to assist students in learning about poisonous animals and accident prevention. The research was developed on Elementary School Almiro Beltrame, located in the Rural Area of the Boca do Monte district in the city of Santa Maria, at the central region of Rio Grande do Sul - Brazil, from October 2014 to July 2015. The instruments of data collection were: conversation with audio recording, video, script and practice class logbook developed by the researcher. By the analyzed qualitatively of the activities that make up this research and the results showed that the teaching of venomous animals was favored by educational pluralism. Thus, the students in addition to the personal care, may become multipliers of information for families and others close to them, leading to a likely decline in the number of accidents by preventing and understanding of the ecological importance of venomous animals. Therefore we hope that this research will contribute to the area of science education and to the inclusion of these teaching methods in the teaching practice.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPluralismo didáticopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPrevenção de acidentespor
dc.subjectDidactic pluralismeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectAccident preventioneng
dc.titleDiferentes atividades didáticas sobre animais peçonhentos em uma escola rural da região central do RSpor
dc.title.alternativeDifferent teaching activities about poisonous animals in a rural school at central region RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoOs acidentes causados por animais peçonhentos constituem grave problema de saúde pública, sobretudo em países tropicais, devido sua ampla distribuição e sua capacidade de promover quadros clínicos que podem evoluir a óbito. Nesse sentido, aprofundar o conhecimento sobre animais peçonhentos e difundir as informações através da utilização de uma estratégia didática denominada Pluralismo Didático que consiste na utilização de vários recursos metodológicos para atender a todos os alunos, e não a uma parcela deles, pode ser o caminho para o ensino sobre animais peçonhentos. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo principal investigar como o pluralismo didático pode ser trabalhado em sala de aula, sendo uma proposta que auxilie os alunos no ensino sobre animais peçonhentos e prevenção de acidentes. A pesquisa desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro Beltrame, localizada na Zona Rural do distrito de Boca do Monte, no município de Santa Maria, região central do estado do Rio Grande do Sul - Brasil, no período de outubro de 2014 a julho de 2015. Os instrumentos de coletas de dados foram os seguintes: rodas de conversa com gravação de áudio, filmagem, roteiro de aula prática e diário de bordo desenvolvido pelo pesquisador. Analisou-se de forma qualitativa as atividades que compõem essa pesquisa e os resultados obtidos evidenciaram que o ensino sobre animais peçonhentos foi favorecido pelo pluralismo didático. Assim, os alunos além do cuidado pessoal, poderão se tornar multiplicadores de informações para as famílias e outras pessoas de seu convívio, levando a provável diminuição do número de acidentes através da prevenção e compreensão sobre a importância ecológica dos animais peçonhentos. Esperamos, portanto, que este trabalho possa contribuir para a área de Ensino de Ciências, bem como para a inserção destas metodologias de ensino na prática docente.por
dc.contributor.advisor1Schetinger, Maria Rosa Chitolina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401319386725357por
dc.contributor.referee1Bizerra, Alessandra Fernandes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7685865488482588por
dc.contributor.referee2Cechin, Sonia Terezinha Zanini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682463613649812por
dc.contributor.referee3Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939887792092134por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples