Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Daiane Oliveira da
dc.date.accessioned2015-05-14
dc.date.available2015-05-14
dc.date.issued2015-03-17
dc.identifier.citationSILVA, Daiane Oliveira da. DEVELOPING A CIRCUS IMAGINATIVE SCENERY BY CHILDREN PLAYING AND MOVING. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6718
dc.description.abstractThe constructive possibilities among the cultural heritage of the circus are notorious and in this way the bigness of movements from different body possibilities are being built. Due to this importantcircus cultural legate the circus activities constitute as representative to children moving and playing considering their experiential constructions. So, this study has as the main goal to investigate the relation between imagine and fascinate of the children that is expressed by playing and moving provoked by the circus activities. For the developing of this research it was gotten a methodology theoretical and exploratory with sense to the theory and explanatory condition to the aspects related to children imaginative playing. It develops by the comprehension art identifying the historic scenery this knowledge and its productions in view of the pedagogical context. In a second moment it is established a contextual and perspective recognition in the children looking for their playing and moving. In a third moment it is tried to identify the playing scenery in the school context and its problems considering the relation between the infantile and art imaginary. Bring to an end it will be traced some approaching with imaginative playing and circus activities considering its large scenery and its possible relation in school taking the context of playing and moving and circus activities. From this on it is possible to conclude that the circus scenery context and the infantile universe are surrounded by imaginative in the inventiveness construction of children that caused by the circus scenery contributes with a charming scenery extensive and sensitive to the different interests and necessities among the imaginative childhood. As well as the recognition of its diversity of possibilities above and beyond of teaching instruments while a pedagogy dedicated to the children intentions in the assumed way and understood in the child world as the movement multiple experiences being an elaborated pedagogy from to play and to imagine and the sensitive mediator to this process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAtividades circensespor
dc.subjectBrincar e se-movimentarpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfant educationeng
dc.subjectCircus activitieseng
dc.subjectPlaying and movingeng
dc.subjectChildreneng
dc.titleDesenvolvendo um cenário imaginativo circense pelo brincar e se movimentar da criançapor
dc.title.alternativeDeveloping a circus imaginative scenery by children playing and movingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs possibilidades construtivas em meio à herança cultural do Circo são notórias e, desse modo, uma grandeza de movimentos de diferentes possibilidades corporais sendo construída. Devido a esse importante legado cultural do Circo, as Atividades Circenses constituemse como representativas ao BrincareSeMovimentar da criança, considerando as suas construções experienciais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as relações do imaginar e fascinar da criança que se expressam pelo BrincareSeMovimentar estimulados pelas Atividades Circenses. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscamos uma metodologia de cunhos teórico e exploratório, com sentido à reconstrução de teorias e condições explicativas aos aspectos relacionados às Atividades Circenses e suas relações com o brincar imaginativo da criança. O que, primeiramente, desenvolvese, por meio de uma compreensão do estado da arte, identificando o cenário histórico desse conhecimento e suas produções em vista do contexto pedagógico. Em um segundo momento, estabelece um reconhecimento do cenário contextual e perceptivo da criança, tendo em vista o seu BrincareSeMovimentar. Em um terceiro momento, procurase identificar o cenário do brincar no contexto escolar e sua problemática, considerando as relações entre o imaginário infantil e a arte. Em última análise, são traçadas algumas aproximações com o brincar imaginativo e com as Atividades Circenses, considerando o seu múltiplo cenário e suas relações possíveis na escola, tendo em conta o contexto do SeMovimentar imaginativo e as Atividades Circenses. A partir disso, concluise que o contexto do cenário circense e o universo infantil são mediados pelo imaginário nas construções inventivas da criança que, causadas pelo cenário circense, contribuem com um encantador cenário abrangente e sensível aos diferentes interesses e necessidades em meio à infância imaginativa como o reconhecimento de sua gama variada de possibilidades muito além de instrumentos de ensino, enquanto uma pedagogia dedicada às intenções das crianças em meio ao caminho assumido; e compreendidas no mundo da criança como experiências múltiplas do movimento, sendo uma pedagogia elaborada a partir do brincar e do imaginar e mediadora sensível a esse processo.por
dc.contributor.advisor1Kunz, Elenor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830por
dc.contributor.referee1Cunha, Antonio Camilo Teles Nascimento
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2920977523340939por
dc.contributor.referee2Günther, Maria Cecília Camargo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651158378681076por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698804389348856por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples