Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorCarlos, Mírian Lorena da Silva
dc.date.accessioned2015-01-14T13:05:20Z
dc.date.available2015-01-14T13:05:20Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/672
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe current article tells the work done during the research The image is also a text, developed with two 6th-year groups of the public system of teaching. The students of these groups have limitations in text producing, in reading and symbolic interpretation of the compositional elements of the work of art and in the cultural and historical contextualization between the work of art and its author. For this reason, the objective of the work was present didactic possibilities which allowed the students experiences in text production whereof reading and image interpretation. The method used to develop the objective was based in Triangular Methodology. The proposal of the work was to integrate the methodology to the technological resources as a possible mean to perform the activities of reading and interpretation, historical context, rereading of image and text production. As a final result, the work searched new possibilities to visual literacy and text production whereof the image, contextualizing it to the childish or juvenile universe of the student. Thus, it contributed to them to realize critically their own universe, giving importance to different cultural elements that compose it. In the end of the project the students could, not only overcome the limitations that gave origin to the work, but they established a relationship of cultural, social and historical identification with the Brazilian plastic artist Cândido Portinari and his social thematic work Children of Brodowski, of 1940 and 1955. Concluding this work two important objectives were reached, once in the first the students developed cognitive capacities to understand and interpret the images and symbols that compose not only the work of art, but the ones present on their world and, in the second one, the students were able to match their context of life to the work of Cândido Portinari (1903-1962).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização visualpor
dc.subjectMetodologia triangularpor
dc.subjectArtespor
dc.subjectTecnologiapor
dc.titleA imagem também é um texto?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo relata o trabalho realizado durante a pesquisa A Imagem é também é um Texto?, desenvolvido com duas turmas do 6º ano da rede pública estadual. Os alunos dessas turmas apresentam limitações na produção textual, na leitura e interpretação simbólica dos elementos compositivos da obra de arte e na contextualização cultural e histórica entre a obra e seu autor. Por este motivo, o objetivo do trabalho foi apresentar possibilidades didáticas que permitisse aos alunos experiências na produção textual a partir da leitura e interpretação da imagem. O método usado para desenvolver o objetivo baseou-se na Metodologia Triangular². A proposta de trabalho foi integrar a metodologia aos recursos tecnológicos como meio possível para realização das atividades de leitura e interpretação, contexto histórico, releitura de imagem e produção textual. Como resultado final, o trabalho buscou novas possibilidades para a alfabetização visual e produção textual a partir da imagem, contextualizando-a ao universo infantil ou juvenil dos educandos. Dessa forma, contribuiu para que eles pudessem perceber criticamente seu próprio universo, dando importância aos diferentes elementos culturais que o compõe. No final do projeto os alunos conseguiram não somente superar as limitações que deram origem ao trabalho, mas estabeleceram uma relação de identidade cultural, social e histórica com o artista plástico brasileiro Cândido Portinari e sua obra de temática social Crianças de Brodowski³, de 1940 e 1955. Ao concluir o trabalho, dois importantes objetivos foram alcançados, sendo que no primeiro, os alunos desenvolveram capacidades cognitivas para compreenderem e interpretarem as imagens e símbolos que compõem não apenas a obra de arte, mas as que estão presentes no seu mundo. Já no segundo, os alunos tiveram condições de relacionar seu contexto de vida ao da obra de Cândido Portinari (1903-1962).por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples