dc.creator | Taborda, Douglas dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-11-16 | |
dc.date.available | 2016-11-16 | |
dc.date.issued | 2014-02-28 | |
dc.identifier.citation | TABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744 | |
dc.description.abstract | Introduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Esporte escolar | por |
dc.subject | Praxiologia motriz | por |
dc.subject | Transformação didática | por |
dc.subject | School sports | eng |
dc.subject | Motor praxeology | eng |
dc.subject | Didactic transformation | eng |
dc.title | Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade | por |
dc.title.alternative | Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Introdução: Este estudo realizou uma aproximação teórico-conceitual entre a Praxiologia Motriz e a Proposta Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (TDPE). Os objetivos foram: a) Revisão teórica da Praxiologia Motriz; b) Revisão teórica da TDPE; c) Análise praxiológica sobre os critérios utilizados para a elaboração de tarefas de ensino-aprendizagem dos esportes de cooperação-oposição presentes na proposta TDPE; e, d) Elaboração de exemplos didático-pedagógicos aproximando os conhecimentos da Praxiologia Motriz com os pressupostos pedagógicos da Proposta TDPE. Metodologia: Caracterizou-se por uma pesquisa teórica (DEMO, 2000), pois permitiu analisar, refletir, sistematizar e reconstruir conhecimentos didático-pedagógicos. Resultados: As análises permitiram discutir/refletir sobre alternativas didático-metodológicas para o ensino dos esportes de cooperação-oposição no contexto escolar pautados pelas teorias/propostas analisadas. Conclusões: O estudo permitiu enfatizar a pertinência do conhecimento praxiológico como instrumentalização téorico-pedagógica ao professor de Educação Física, bem como, demonstrar como a Praxiologia Motriz pode dialogar com a Proposta Pedagógica Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2539825151216671 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Kunz, Elenor | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0451631464832830 | por |
dc.contributor.referee1 | Burgués, Pere Lavega | |
dc.contributor.referee2 | González, Fernando Jaime | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2914978770769541 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2516369217735830 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |