Mostrar registro simples

dc.creatorVentorini, André Eduardo
dc.date.accessioned2016-05-10
dc.date.available2016-05-10
dc.date.issued2015-10-14
dc.identifier.citationVENTORINI, André Eduardo. Construction of functional relationship through the software Scratch. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6756
dc.description.abstractThis dissertation presents the delineation of a research for Master's Degree involving students of the first year of High School, which has the objective of analyzing the potentialities of the software Scratch for the elaboration of learning objects in the construction process of functional relationships involving functions. This is a qualitative research. The activities developed deal with the idea of function, inverse function and Cartesian Plane and were dynamized with three groups of students at a school in the city of Santa Maria/RS. As theoretical support it was adopted the Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud and the Theory of Constructionism developed by Seymour Papert due to the important role for the study of cognitive functioning of the subjects- in-situation and the contribution of the computer in the comprehension of Mathematical concepts. In order to promote the construction of functional relationships, activities have been planned with the use of the Scratch software, allowing the student to perform several trials involving concepts of function. The results show that the use of the Scratch for learning functions enables students to make deductions, anticipations, control results, conclusions, assisting in the formalization and abstraction of these concepts, when inserted into an environment of resolution of situations and research.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações funcionaispor
dc.subjectFunçãopor
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispor
dc.subjectTeoria do construcionismopor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectFunctional relationshipseng
dc.subjectFunctioneng
dc.subjectTheory of conceptual fieldseng
dc.subjectTheory of constructionismeng
dc.subjectScratcheng
dc.titleConstrução de relações funcionais através do software Scratchpor
dc.title.alternativeConstruction of functional relationship through the software Scratcheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo analisar as potencialidades do software de programação Scratch na elaboração de objetos de aprendizagem no processo de construção das relações funcionais envolvendo funções. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. As atividades elaboradas versam sobre a ideia de função, função inversa e o plano cartesiano e foram dinamizadas junto a três turmas de alunos de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Como aporte teórico adota-se a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud e a Teoria do Construcionismo de Seymour Papert devido ao papel importante no estudo do funcionamento cognitivo do "sujeito-em-situação" e da contribuição do computador na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a construção das relações funcionais, as atividades foram planejadas com o uso do software Scratch, permitindo que o aluno realize diversas experimentações envolvendo conceitos da função. Os resultados apontam que a utilização do Scratch para a aprendizagem de funções oportuniza ao aluno fazer deduções, antecipações, controlar resultados, tirar conclusões, auxiliando na formalização e abstração desses conceitos, quando inserido em um ambiente de resolução de situações e investigação.por
dc.contributor.advisor1Fioreze, Leandra Anversa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910618131721810por
dc.contributor.referee1Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478310789654878por
dc.contributor.referee2Ferreira, Inês Farias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0979050331045936por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765117812342182por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples