Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorCorrêa, Diva Iara Milbradt
dc.date.accessioned2015-01-14T13:34:05Z
dc.date.available2015-01-14T13:34:05Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/675
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article shows some of the results of the construction of a radio in the state elementary school Marcelo Gama, in the county of Restinga Seca in Rio Grande do Sul, as a resource to enhance the pedagogical practice of elementary education as a means of disseminating information about the school environment, regional news, of music and themes of actuality, besides of taking entertainment to interval time. In this opportunity, we present reflections about the studied subject, in which the goal is present alternative that demonstrate the benefit of the creation and use of this media in daily of the classroom and consequently in the school environment. The used methodology involves a literature review and the pedagogical propose in a state school in use and production of activities in order to development in the student responsibility , capacity for synthesis , interpretation , team spirit , critical thinking and authored and co-authored by drawing the guidelines to be worked out and announced on the radio school. The main conclusion drawn from this study concerns the possibility of inserting the radio as a resource to support the educational process, providing significant changes in the involvement of students and teachers in the construction of knowledge through a new form of interaction with the object of study/knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídias na educaçãopor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleO rádio na escola e a construção de cidadaniapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados da construção e uso de uma rádio na escola estadual de Ensino Fundamental Marcelo Gama no município de Restinga Seca no Rio Grande do Sul, como recurso para incrementar a prática pedagógica do Ensino Fundamental como forma de divulgação de informações sobre o ambiente escolar, de notícias da região, de musicas e temas da atualidade, além de levar entretenimento a hora do intervalo. Nesta oportunidade, apresentam-se reflexões a cerca da temática estudada, na qual o objetivo é apresentar alternativas que demonstrem os benefícios da criação e utilização desta mídia no cotidiano da sala de aula e consequentemente no ambiente escolar. A metodologia empregada passa por uma revisão de literatura e a proposição na prática da criação da rádio e a de uma proposta pedagógica em uma escola estadual no uso e produção de atividades que permitam desenvolver no aluno a responsabilidade, capacidade de síntese, interpretação, espírito de equipe, senso crítico e a autoria e co-autoria através da elaboração das pautas a serem trabalhadas e anunciadas na rádio escola. A principal conclusão extraída deste estudo, diz respeito às possibilidades de inserção da rádio como recurso de apoio ao processo educacional, propiciando mudanças significativas no envolvimento dos alunos e professores na construção de conhecimentos através de uma nova forma de interação com o objeto de estudo/conhecimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples