Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Janaína Xavier de
dc.date.accessioned2016-07-11
dc.date.available2016-07-11
dc.date.issued2015-12-21
dc.identifier.citationALMEIDA, Janaína Xavier de. The conceptions of teachers to teach quarilateral in basic school and the possibities of contributions of TIC. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6761
dc.description.abstractWith the proposed study aimed to analyze and understand the mathematical conceptions of teachers, seeking to provide opportunities to introduce the use of Information and Communication Technologies (TIC) as an important tool of teaching practice, teaching geometry, in basic education, especially from 1st to 5th grade of elementary school. This understanding used as theoretical support the Knowledge Teachers seconds Tardif (2014), knowledge of the specific content, general educational, pedagogical content Shulman (1986, 1987) and the technological and pedagogical content knowledge seconds Palis (2010). To develop this elaborate research, execute and evaluate two distinct stages, the first conducted interviews and applied questionnaires to teachers of the Municipal Public School Network Tingling / RS active from 1st to 5th year of teaching in the second stage, from the analysis of the interviews and answers to questionnaires prepared and implemented a training workshop entitled Continuing: "The Geogebra software in Teacher Continuing Education in Teaching and Learning Quads", which was offered to all teachers of the Municipal Public School Network that city. From, analysis and discussion of the completion of these two steps we find that the teachers from 1st to 5th grade of elementary school proved to be aware of the importance of the teaching of mathematics and geometry in the early years of elementary school, however this coming up awareness in trouble arising from its initial and continuing education, lack of infrastructure and multisseriação in most schools. In addition, we realized through the implementation of the workshop, TIC, particularly the software Geogebra can contribute effectively to the organization and development of teaching practice, providing alternative techniques that enrich the Quads teaching in the early years of elementary school. It is believed that the objective was achieved, since the end of the workshop the teachers managed mediated technologies, consolidate knowledge teachers need to learn the minimum properties of outstanding quads, thus contributing, even if indirectly, to improve of student learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeachers knowledgeeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleAs concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TICpor
dc.title.alternativeThe conceptions of teachers to teach quarilateral in basic school and the possibities of contributions of TICeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas auxiliares da prática docente, no ensino de Geometria, em particular quadriláteros, na educação básica, em especial do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa compreensão utilizou como subsídios teóricos os Saberes Docentes segundo Tardif (2014), os conhecimentos do conteúdo específico, pedagógico geral, pedagógico do conteúdo de Shulman (1986, 1987) e o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo segundo Palis (2010). Para desenvolvermos essa pesquisa elaboramos, executamos e avaliamos duas etapas distintas, na primeira realizamos entrevistas e aplicamos questionários aos professores da Rede Escolar Pública Municipal de Formigueiro/RS atuantes do 1º ao 5º ano do ensino. Na segunda etapa, a partir da análise das entrevistas e respostas aos questionários elaboramos e implementamos uma Oficina de formação Continuada intitulada: O Software Geogebra na Formação Continuada de Professores no Ensino e Aprendizagem de Quadriláteros , que foi oferecida a todos os professores da Rede Escolar Pública Municipal daquela cidade. A partir da análise e discussão da realização dessas duas etapas constatamos que as professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental mostraramse conscientes da importância do ensino da matemática e da Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, entretanto essa consciência esbarra em dificuldades decorrentes da sua formação inicial e continuada, da falta de infra-estrutura e da multisseriação na maioria das escolas. Além disso, percebemos por meio da realização da Oficina, que as TIC, em particular o Software Geogebra, podem contribuir de maneira efetiva para organização e desenvolvimento da prática docente, oferecendo técnicas alternativas que enriquecem o ensino de Quadriláteros nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que o objetivo da pesquisa foi atingido, uma vez que ao final da oficina as professoras conseguiram mediadas pelas tecnologias, consolidar os saberes docentes necessários ao aprendizado das propriedades mínimas dos quadriláteros notáveis, contribuindo assim, mesmo que de forma indireta, para a melhoria da aprendizagem dos alunos.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee2Fioreze, Leandra Anversa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910618131721810por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3772322168245644por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples