Mostrar registro simples

dc.creatorLeme, Gerson Rios
dc.date.accessioned2007-11-22
dc.date.available2007-11-22
dc.date.issued2006-07-26
dc.identifier.citationLEME, Gerson Rios. Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6771
dc.description.abstractThis study is part of the research developed in the Post Graduation Education Program of the Federal University of Santa Maria, in the line of research in Education and Arts - Musical Education - for the FAPEM - Formation, Action and Research in Musical Education. This study verified that varied technological resources are evident at schools of music, allowing that teachers to keep in touch with specific technology in your pedagogical action for the music education. The teachers that acting in this model of school have different professional background and approach in your classes varied types and styles of music, in some cases, transiting for more than a type of technological resource, however making the interaction between its, however using some specifically. As cause and consequence of the dialogues carried through with eight citizens, the questionings had appeared that had guided this qualitative research, that it objectified to investigate as occurs the use of technological resources in practical of education of the music of the operating professors in three schools of music of Santa Maria, particularizing the context of the relations that if establish between musical education, musical learning and the job of technological resources to mediate the practical teachers in music of the same ones. To answer to these questionings, the research if considered to verify, from data collected with the use of matrix of half-structuralized interview, how the music s teachers learn to use the musical technology and how to apply it in your diary education practice, above to investigate which are the criterions used for these music s teachers to choose which technological resources must be use or not to use to help the teaching of music, as well as to search how the technology can mediate the teaching of music in the three schools investigated in Santa Maria, Rio Grande do Sul. In the conclusion of this research, there is a growing care of the music s teachers that acting in the searched schools regarding your act of learning and technological update, intending the adequate utilization of the technological resources that they have available to teach music. Gone by the initial euphoria of the technological revolution in the education, is the time of to make know the background of the professionals that work to inserting the technologies in your Musical Education practice as a determinate point in the relation Technology + Musical Education. This search intents to contribute with the process of to learn and to teach of the Musical Education, specifically with reflections about use of the technologies as mediate of these process by the teachers that acting in music s schools.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEscolas de músicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectFormation of teacherseng
dc.subjectSchools of musiceng
dc.titleProfessores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologiaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo é parte das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa em Educação e Artes Educação Musical pelo FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Parte da constatação de que recursos tecnológicos variados se fazem cada vez mais presentes nas escolas de música pesquisadas neste trabalho, tornando inevitável, para os professores atuantes nelas, o contato diário com tecnologias específicas em suas ações pedagógicas para o ensino de música. Os professores que atuam nestas escolas possuem formação profissional variada e abordam em suas aulas variados tipos e estilos de música, em alguns casos, transitando por mais de um tipo de recurso tecnológico, ora fazendo a interação entre eles, ora utilizando algum especificamente. Como causa e conseqüência dos diálogos realizados com oito sujeitos, surgiram os questionamentos que guiaram esta pesquisa qualitativa, que objetivou investigar como ocorre a utilização de recursos tecnológicos nas práticas de ensino da música dos professores atuantes em três escolas de música de Santa Maria, focalizando o contexto das relações que se estabelecem entre educação musical, aprendizagem musical e o emprego de recursos tecnológicos para mediar as práticas docentes em música dos mesmos. Para responder a estes questionamentos, a pesquisa se propôs a verificar, a partir de dados coletados com o uso de matriz de entrevista semi-estruturada, como os professores de música aprenderam a utilizar tecnologias musicais e como as empregam em suas práticas educativas diárias, além de investigar quais são os critérios empregados por estes professores de música para escolherem quais recursos tecnológicos devem ser utilizados ou não para auxiliar o ensino de música, bem como pesquisar o papel mediador das tecnologias no ensino de música nas três escolas pesquisadas em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Como conclusão desta pesquisa, nota-se uma crescente preocupação dos professores de música atuantes nas escolas pesquisadas, no que se refere à sua aprendizagem e atualização tecnológica, objetivando a utilização adequada dos recursos tecnológicos que eles dispõem para ensinar música. Aponta-se que, passada a euforia inicial da revolução tecnológica na educação, é chegado o momento de focar a atenção na formação dos profissionais que trabalham inserindo as tecnologias em suas práticas no campo da Educação Musical como ponto determinante na relação Tecnologia + Educação Musical. A pesquisa pretende contribuir com os processos de ensinar e aprender da Educação Musical, em específico com reflexões acerca do emprego de tecnologias como mediadoras destes processos pelos professores que atuam em escolas de música.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8709095629526079por
dc.contributor.referee2Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0562210464416544por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples