Mostrar registro simples

dc.creatorIrion, Adriana Carlosso
dc.date.accessioned2017-03-14
dc.date.available2017-03-14
dc.date.issued2005-07-14
dc.identifier.citationIRION, Adriana Carlosso. TEACHING IN THE LIPMAN'S PROGRAM: A CRITIC STARTING FROM THE HERMENEUTIC. 2005. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6779
dc.description.abstractThe present work search to deepen the discussion around the teaching in the Lipman's Program and its relationship with the formation of the professional of education most critical, reflexive formation, free purely of scientifical conceptions. The study discusses the educational formation proposed by the program in the sense that it is comes a lot of times arrested to forms and models that it maintains the teacher in an alienating condition. In that way the present work if it anchors in the habermasian theory should allow the opening to the dialogue, as form of reformulating the problem under the perspective of analysis of the theory of the communicative action. The theoretical bases of that hermeneutic work are in the reconstruction undertaken by Jügem Habermas and Matthew Lipman so that she can analyze and to deepen the knowledge in an illustrious way. Front this reality, it is advisable discuss again the teaching of the Lipman's program, not in the sense of denying it, but of reconstructing it, without utilitarian and merchandising intentions, in the search of new references for the teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnisnopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectPrograma de Lipmanpor
dc.titleA docência no programa de Lipman: uma crítica a partir da hermenêuticapor
dc.title.alternativeTeaching in the Lipman's program: a critic starting from the hermeneuticeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca aprofundar a discussão em torno da docência no Programa de Lipman e sua relação com a formação do profissional da educação mais crítico, reflexivo, liberto de concepções puramente cientificistas. O estudo discute a formação docente, proposta pelo programa, no sentido que esta apresenta-se, muitas vezes, presa a fórmulas e modelos que mantém o professor em uma condição alienante. Dessa forma, o presente trabalho ancora-se na teoria habermasiana, devido a essa permitir a abertura ao diálogo. Como uma maneira de reformular o problema, sob a perspectiva de análise da teoria da ação comunicativa. As bases teóricas desse trabalho hermenêutico estão na reconstrução, empreendida por Jügem Habermas e Matthew Lipman, para que se possam analisar e aprofundar os conhecimentos de uma forma esclarecida. Frente a esta realidade, é recomendável rediscutir a docência do programa de Lipman, não no sentido de negá-la, mas de reconstruí-la, sem intenções utilitárias e mercadológicas, na busca de novas referências para a docência.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804Z1#Bancaspor
dc.contributor.referee1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774141D6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples