dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Dias, Marigeli Polidoro | |
dc.date.accessioned | 2015-01-14T14:13:32Z | |
dc.date.available | 2015-01-14T14:13:32Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/677 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the use of media and technology in the resource room as multifunctional form of inclusion. To discuss and reflect on this subject, always seeking the unity between theory and practice is that the choice was made by the references that supported the studies, which emphasize the use of media as a way to promote a more significant learning. As a methodological option, we carried out a qualitative analysis, and as an instrument for data collection was done using a semi-structured interview with professionals who work in Special Education Resources Multifunction rooms in Santa Maria. The objective of this research was to determine whether the media are used as resources to support teaching and technology in Specialized Educational Calls for Special Educators, and if these alternatives to enable students with disabilities to feel really included in the educational process through the media in Special Education. The survey results indicate that the media and the technology is enabling a job that promotes inclusive education in resource rooms multifunctional in Santa Maria. Teachers are struggling to meet the demand of students and provide them a more dynamic teaching, which avoids the traditional patterns of education that values the strengths and uniqueness of each student, all using the media as a support in their planning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Salas de recursos multifuncionais | por |
dc.title | A importância do uso das mídias e tecnologias para uma educação inclusiva nas salas de recursos multifuncionais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda o uso das mídias e tecnologias na sala de recursos multifuncionais como forma de inclusão. Para problematizar e refletir acerca desta temática, procurando sempre a unidade entre a prática e a teoria é que foi feita a escolha pelos referenciais que embasaram os estudos, os quais enfatizam o uso das mídias como forma de promover uma aprendizagem mais significativa. Como opção metodológica, realizou-se uma análise qualitativa, e como instrumento para a coleta de dados fez-se uso de uma entrevista semi-estruturada com profissionais da Educação Especial que atuam em salas de Recursos Multifuncionais no município de Santa Maria . O objetivo desta pesquisa foi verificar se as mídias são utilizadas como recursos de apoio pedagógico e tecnológico nos Atendimentos Educacionais Especializados pelas Educadoras Especiais, e se estas viabilizam alternativas para que os alunos com deficiências sintam-se realmente incluídos no processo educacional, por meio das mídias na Educação Especial. Os resultados da pesquisa indicam que as mídias e as tecnologias vem viabilizando um trabalho que promove uma educação inclusiva nas salas de recursos multifuncionais no município de Santa Maria. Os docentes estão se esforçando para dar conta da demanda de alunos e propiciar a eles um ensino mais dinâmico, que foge dos padrões tradicionais de ensino, que valoriza as potencialidades e singularidades de cada discente, tudo isso usando as mídias como suporte em seus planejamentos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |