Mostrar registro simples

dc.creatorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.date.accessioned2017-07-06
dc.date.available2017-07-06
dc.date.issued2004-04-05
dc.identifier.citationKOFF, Lucia Bernadete Fleig. TEACHERS OF AN INCLUSIVE SCHOOL AN ANALYSIS OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THE CONCEPT OF PERSON AND THE TOLERANT ATTITUDE. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6780
dc.description.abstractThe present research aims at investigating the relationship between the concept of person and the construction of a tolerant attitude, based on the conceptions of four teachers from a public elementary school, known as inclusive, in Santa Maria/RS, during 2003. The research line is practices in school and the methodological approach used was the qualitative one, presented as a case study. The data were collected through semi-structured interviews and observations of pedagogical practices. The analysis of the data consisted of a systematization of three general categories. After that, these categories were subdivided into units. The categories and their respective units are: 1. Choice for the Teaching Profession: lack of another option, profession or vocation; 2. Concept of person: feelings and intelligence; 3. Tolerance and Inclusive Education: respect facing the difference, limit and life experience. The review of literature consists of three chapters. In the first one the structural aspects of philosophical anthropology are introduced, focusing on the etymological and historical origin of the concept of person. The second chapter deals with general notions regarding tolerance. In the third chapter some historical aspects of Special Education are analyzed, as well as the challenges and possibilities to inclusive schooling today. The concluding remarks point out to a relation between the factors that motivated the choice for the Teaching Profession and the construction of a teacher s tolerant attitude in relation to the personal difference of each student.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectTolerânciapor
dc.titleProfessoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerantepor
dc.title.alternativeTeachers of an inclusive school - an analysis of the relationship between the concept of person and the tolerant attitudeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, considerada inclusiva, na cidade de Santa Maria/RS, em 2003. A linha de pesquisa é formação de professores e a abordagem metodológica foi qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações das práticas pedagógicas. A análise dos dados foi realizada através da sistematização de três categorias gerais e, posteriormente, subdivididas em unidades. As categorias e suas respectivas unidades são: 1. Opção pelo magistério: falta de outra opção, profissão e vocação; 2. Concepção de pessoa: sentimentos e inteligência; 3. Tolerância e Educação Inclusiva: respeito à diferença, limite, experiência vivida. A revisão de literatura consta de três capítulos. No primeiro aparecem os aspectos estruturais de antropologia filosófica, com destaque para a origem etimológica e histórica da concepção de pessoa. O segundo capítulo versa sobre as noções gerais a respeito da tolerância. No terceiro capítulo estão alguns aspectos históricos da educação especial, bem como os desafios e possibilidades da inclusão escolar hoje. As considerações finais sinalizam para uma relação entre os fatores que motivaram a escolha pelo magistério e a construção de uma postura tolerante da professora em relação à diferença pessoal de cada aluno.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.contributor.referee1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765577U7por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.contributor.referee3Bianchetti, Lucidio
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789861A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721156D2por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples