Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorFreitas, Patricia Matos de
dc.date.accessioned2015-01-15T13:43:51Z
dc.date.available2015-01-15T13:43:51Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/680
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractDescribed in this article a proposal to work studying the possibilities and relationships of different forms of media such as reading incentives. The objective is to investigate through different activities which are possibilities of technology be used to promote reading with children in the first years of elementary school. The methodology used in this study was a literature survey on the subject, questionnaires with teachers, parents and students and various activities with the group studied, creation stores, programes radio, elaboration books, as a way to encourage reading. The proposal was applied in the State School of Basic Education Pedro Nunes de Oliveira, located on Pantano Grande/RS, in a class of 3rd year of elementary school, twenty- three student, their families and six teachers in the first years of elementary school. The main conclusion we can draw from this study was that the media allow various ways to encourage reading and they don’t replace the children's interest by printed books. However, different possible interactions that can only be accomplished with your resources. The key is that the school fulfills its role to stimulate reading, being an interaction space for students, parents and teachers to share their experiences with reading, whether printed or in virtual space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleLeitura e mídias: desafios e oportunidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoDescreve-se neste artigo uma proposta de trabalho que estuda as possibilidades e relações de diferentes mídias como formas de incentivo à leitura. O objetivo é investigar através de diferentes atividades as possibilidades da tecnologia a ser utilizada para incentivar a leitura com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada neste estudo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, aplicação de questionários com professores, pais e alunos e diversas atividades com o grupo pesquisado como, por exemplo: contação de histórias, criação de programas de rádio, elaboração de livros, como forma de incentivo à leitura. A proposta foi aplicada na Escola Estadual de Educação Básica Pedro Nunes de Oliveira, localizada em Pantano Grande/RS, em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental, com vinte e três alunos, seus respectivos familiares e seis professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A principal conclusão que se pode extrair desse estudo foi que as mídias possibilitam diversas formas de incentivo à leitura e que elas não substituem o interesse das crianças pelos livros impressos. No entanto, possibilitam interações diferentes, que só podem ser realizadas com seus recursos. O fundamental é que a escola cumpra o seu papel de estímulo à leitura, sendo um espaço de interação para alunos, pais e professores compartilharem suas experiências com a leitura, sejam elas no espaço virtual ou impresso.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples