Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2008-08-01
dc.date.available2008-08-01
dc.date.issued2008-05-08
dc.identifier.citationRODRIGUES, Paulo Roberto. Mathematic teaching at EJA in public schools from Santa Maria. 2008. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6835
dc.description.abstractThis study, of qualitative nature, describes a research, developed from March to December of 2007, in public schools with the purpose to accomplish a general characterization of Mathematic Curricular Proposals within the reality of Adults and Young Education(EJA), in their school period equivalent to 5th and 6th grade of Elementary School and it also seek to identify the level of compatibility presented by the respective pedagogical practices used for students development in classroom. We accomplished this research with the main motivation of contributing with the public net of teaching to (re)think and (re)elaborate the interventional methodological practices with students from EJA, considering that in this context the Mathematic teaching has showed itself a hard work for the teacher, for the teacher must teach a subject that most of the students considers important, they need to apply it in their day-by-day situations but they have extreme difficulty to attribute meaning. We sought also, in this study, to accomplish a brief approach about thematic related to teacher education to act in EJA and related to adults learning process. As methodological procedures, we used interviews with teachers and coordinators of this schools, observation in classroom, questionnaire used with an amount of pupils and documents analysis. The data gathered helped to elaborate some conclusions that allowed us to assure, firstly, that the curricular proposals from the schools investigated are coherent with legal and theoretical signalizations for the teaching of this kind of school. In a second place, that the expositive classes using textbook is yet the main strategy for development of Mathematic pedagogical practices, it means, the EJA continues being developed by a model elaborated for children and for pre-adolescent, and, for last, that it does not have yet a collaborative practice in the sense of changing experiences among the Mathematic teachers from the schools researched.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectBases curriculares da EJApor
dc.subjectEducação matemática e EJApor
dc.subjectAprendizagem do adultopor
dc.subjectAdults and young education (EJA)eng
dc.subjectCurricular bases of EJAeng
dc.subjectAdult learning processeng
dc.subjectMathematics and EJAeng
dc.titleO ensino de matemática na EJA em escolas municipais de Santa Mariapor
dc.title.alternativeMathematic teaching at EJA in public schools from Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, de natureza qualitativa, descreve uma pesquisa desenvolvida, entre março e dezembro de 2007, em escolas públicas com o objetivo de realizar a caracterização geral das propostas curriculares de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na sua etapa equivalente à quinta e à sexta série do Ensino Fundamental e busca também identificar qual o nível de compatibilidade apresentado pelas respectivas práticas pedagógicas utilizadas para o seu desenvolvimento em sala de aula. Desenvolvemos esta pesquisa com a principal motivação de contribuir com a rede pública de ensino para um (re)pensar e um (re)formular das práticas metodológicas de intervenção com os alunos da EJA, uma vez que neste contexto o ensino de Matemática tem se mostrado um trabalho difícil para o professor, pois este deve ensinar uma disciplina que a maioria dos alunos considera importante, necessita aplicá-la em situações do cotidiano mas possui extrema dificuldade de lhe atribuir significado. Procuramos também neste trabalho realizar uma breve abordagem sobre temas relacionados à formação do professor para atuar na EJA e as formas de aprendizagem do adulto. Como suporte metodológico utilizamos entrevistas com professores e coordenadores desta modalidade, observação em sala de aula, questionário aplicado a uma amostragem dos alunos e análise de documentos. Os dados obtidos possibilitaram elaborar algumas conclusões que nos permitem dizer com segurança primeiramente, que as propostas curriculares das escolas investigadas são coerentes com as sinalizações legais e teóricas para o ensino desta modalidade. Em segundo lugar que as aulas expositivas com o suporte do livro didático ainda são a principal estratégia para o desenvolvimento das práticas pedagógicas de Matemática, ou seja, a EJA continua sendo desenvolvida em um modelo dirigido a crianças e pré-adolescentes, e por fim que ainda não existe uma prática colaborativa no sentido a troca de experiências entre os professores de Matemática das escolas pesquisadas.por
dc.contributor.advisor1Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416614425134935por
dc.contributor.referee1Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605895454297792por
dc.contributor.referee2Auler, Décio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197105723843870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681051355199410por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples