Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorFraga, Amanda Moura de
dc.date.accessioned2015-01-20T11:03:17Z
dc.date.available2015-01-20T11:03:17Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/683
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper aims to verify if advertisement is one efficient didactic alternative to be used in schools. Therefore, Devassa beer ads and Honda CG 150 Fan motorcycle ads are being used in classrooms, observing if the students can make analyses of comprehension concerning to these cultural objects and if they successfully apply the multimodal theories of Kress and van Leeuwen (1996), in the studied ads. This research is made due to the fact that, in a consumer society, understanding what feelings are behind the ads, becomes a way to develop critical sense, which make students to have clear thoughts and choices. This paper involves an eight grade group, that answers a questionnaire with interpretative questions about Devassa beer ads and Honda CG150 Fan motorcycle ads, also applies the multimodal theory of Kress and van Leeuwen (1996), in the ads. The results show that this kind of media in classroom is one alternative that can stimulate reasoning, communicative ability and critical analyses of students, collaborating to become citizens.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.titleA propaganda na sala de aula: uma alternativa didáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho visa verificar se a propaganda consiste em uma alternativa didática eficaz para o uso na escola. Para tanto, utiliza as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan em sala de aula, observando se os alunos conseguem realizar análises interpretativas em relação a estes objetos culturais e se aplicam com sucesso a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas em questão. A pesquisa se justifica pelo fato de que, em meio a uma sociedade de consumo, interpretar os sentidos que subjazem às propagandas torna-se uma maneira de desenvolver o senso crítico, para que o jovem tenha clareza em seus posicionamentos e escolhas. O trabalho envolve uma turma de 8º ano, que responde a um questionário com questões interpretativas sobre as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan, bem como aplica a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas. Os resultados apontam para a utilização deste tipo de atividade midiática em sala de aula como uma alternativa capaz de estimular o raciocínio, a capacidade comunicativa e a análise crítica dos alunos, colaborando para a formação de cidadãos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples