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dc.creatorDebus, Carolina dos Santos
dc.date.accessioned2008-09-23
dc.date.available2008-09-23
dc.date.issued2008-07-01
dc.identifier.citationDEBUS, Carolina dos Santos. Fashion design and non-formal education: petrified tree fossils as reference to creative processes. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6848
dc.description.abstractThis research was developed through the Research Line in Education and Arts of the Education Post-Graduation Program, in the Education Center at the Federal University of Santa Maria/RS/Brazil. This research investigated the non-formal education practice through the regional historical patrimony. This patrimony was located into a paleontological area called Chácara das Flores, in Santa Maria/RS, and the research used as basis the petrified tree fossils in the development of creative processes. These creative processes intended to create an alternative space where education and fashion design interacted and socially contributed to preservation and valorization of historical and practical-educative patrimony in design. The review of theoretical ideas was based on non-formal education theories (Freire 1981, 1983, 1992, 1993, 1996; Gadotti 1991, 1997, 2000, 2001; Gohn 1999, 2004), emphasizing the social inclusion, income generation and performance places. It also used the theories of Malfatti and Agostini (2006), Sommer and Scherer (1999), that are related to petrified tree fossils, Environmental Protection Laws and possible cultural, scientific and social contributions. In the same way, this research was based on the ideas of the following authors: Munari (1987, 1990), Redig (1983), Löbach (2001), Lipovetsky (2006) the concepts, visual languages, creative processes and applications. The research methodology was organized from qualitative approach and outlined through a case study with the collaborators of the research, women that live at Chácara das Flores District, in Santa Maria/RS/BRAZIL. This investigative process involved the comprehension and description of the context where they live, as well as the collective arrangement of the knowledge-making of fashion design, creating their engagement with possible changes in a shared and cooperative action. The instrumental used to collect data was composed by documental analysis, semistructured interviews, social-anthropological interviews, real observations, diary notes and portfolio. Through these qualitative-interpretative analysis it was intended to show that these acquirements can improve the society with the return of new possibilities of income generation, consciousness and patrimony preservation, reflecting the new view of fashion design built by the research collaborators in the constitution of their cultural identities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática educativa não-formalpor
dc.subjectDesign de modapor
dc.subjectFósseis de árvores petrificadaspor
dc.subjectNon-formal educative practiceeng
dc.subjectFashion designeng
dc.subjectPetrified tree fossilseng
dc.titleDesign de moda e educação não-formal: os fósseis de árvores petrificadas como referência para processos criativospor
dc.title.alternativeFashion design and non-formal education: petrified tree fossils as reference to creative processeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria /RS. A presente pesquisa buscou investigar a prática educativa não-formal através do patrimônio histórico regional, situado no sítio paleontológico Chácara das Flores em Santa Maria (RS), tendo como referência os fósseis de árvores petrificadas no desenvolvimento de processos criativos, buscando-se um espaço alternativo onde educação e design de moda interajam e contribuam socialmente na preservação e valorização do patrimônio histórico e prático educativo em design. No referencial teórico pesquisado buscaram-se pressupostos referentes à educação não-formal, Freire (1981, 1983, 1992, 1993, 1996), Gadotti (1991, 1997, 2000, 2001), Gohn (1999, 2004) destacando-se os espaços de atuação, inclusão social e geração de renda. Também os fósseis de árvores petrificadas, Malfatti e Agostini (2006), Sommer e Scherer (1999), leis de proteção ambiental e possíveis contribuições sociais, científicas e culturais. Do mesmo modo, o design com base teórica em Munari (1987, 1990), Redig (1983), Löbach (2001), Lipovetsky (2006), subsidiada nos conceitos, linguagens visuais, aplicações e processos criativos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, onde se buscou a participação das colaboradoras da pesquisa, mulheres moradoras do Bairro Chácara das Flores, localizado em Santa Maria (RS), num processo investigativo envolvendo instrumentos pertinentes a compreensão e descrição do contexto em que vivem, assim como a organização coletiva do saber/fazer do design de moda, gerando um compromisso das mesmas com possíveis mudanças numa ação compartilhada e cooperativa, como também visando os processos criativos produzidos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a análise documental, entrevista semi-estruturada, entrevista sócio-antropológica, observação participante, diário de campo e portfólio. Por meio de análises qualitativas interpretativas pretendeu-se que estes saberes além de beneficiarem a sociedade através dos conhecimentos construídos retornassem à mesma em forma de novas possibilidades na geração de renda, conscientização e preservação patrimonial, refletindo num novo olhar no design de moda construído pelas colaboradoras da pesquisa na constituição de suas identidades culturais.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Ana Luiza Ruschel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446074749753703por
dc.contributor.referee1Frange, Lucimar Bello Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973661142807712por
dc.contributor.referee2Porto, Tania Maria Esperon
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9072806833437996por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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