Mostrar registro simples

dc.creatorAlbring, Delires
dc.date.accessioned2006-11-13
dc.date.available2006-11-13
dc.date.issued2004-03-04
dc.identifier.citationALBRING, Delires. THE REPRESENTATIONS OF PHYSICAL EDUCATION OF THE TEACHERS IN MOVEMENT PRACTICES OF STUDENTES IN EARLY GRADES OF THE FUNDAMENTAL EDUCATION. 2004. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6862
dc.description.abstractThe present study, an investigation of qualitative nature, focus on the Physical Education in early grades. It s a research conducted in three schools: one from the municipal network, one from the State network and one from the private network of education of the city of Santa Maria, RS, where I sought to analyze the representations of Physical Education of the teachers in movement practices of studentes in early grades of the fundamental education. The field work consisted in interviews with teachers, and records and notes resulted from the observations contained on the field journals, what allowed the construction of categories that helped the analyses and interpretation of the data collected. The aspects brought from this interpretation allowed the understanding of the participant teachers concept of Physical Education facing the reality of the movement possibilities that the children have today in school and out of it. In this way, these meanings also demonstrate and emphasize the possibilities and limitations of the teachers in the building of their pedagogical practices, mainly in what concerns the movement practices in the every-day of the three schools studied and their specific contexts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMovimentopor
dc.titleAs representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe representations of physical education of the teachers in movement practices of studentes in early grades of the fundamental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede particular de ensino da cidade de Santa Maria, RS, onde procurei analisar as representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho de campo constituiu-se em entrevistas com os professores e registros e anotações resultantes das observações contidas nos diários de campo, o que possibilitou a construção de categorias que auxiliassem na análise e interpretação destas informações coletadas. Os aspectos suscitados nesta interpretação permitiram compreender a concepção de Educação Física dos professores participantes frente a realidade das possibilidades de movimento que as crianças têm hoje nas escolas e fora delas. Dessa forma, esses significados demonstram e enfatizam, também, as possibilidades e limitações dos professores na construção das suas práticas pedagógicas, principalmente no que se refere às práticas de movimento no cotidiano dessas três escolas estudadas e de seus contextos específicos.por
dc.contributor.advisor1Goellner, Silvana Vilodre
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/2260335592246715por
dc.contributor.referee1Canfield, Marta de Salles
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781207T0por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035111314476559por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples