Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Thais Andrea
dc.creatorBembom, Ana Maria da Anunciação
dc.date.accessioned2015-01-20T14:32:15Z
dc.date.available2015-01-20T14:32:15Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/686
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe students of class 206 of the State Institute of education João Neves da Fontoura have been protagonists of his knowledge in this research that established a retelling of the story of Cachoeira do Sul using educational technologies as the camera and the creation of a blog (virtual photographic portfolio). The methodology employed was the research-action which is a type of social research within a collective and participatory perspective where the object of study, the objective and the researcher will fall within the context of research with a view to achieving the full knowledge. The Act of photographing the landmarks "in loco" and with the creation of the blog the students recorded the considerations and impressions that had the methodology used in the study of the history of his municipality, transcribing through language of images your learning. The use of the technologies of the knowledge and tiring broke brought a new perspective on learning. The playful was introduced, the pleasure was revered and the collective participation of the students in front of the proposal showed how much this practice sparked a sense of preservation of its history, this historical heritage maintenance and fostered the same commitment with regard to create alternatives to sensitize the community to the preservation of its history, now abandoned.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectHistóriapor
dc.titleReleitura da história de Cachoeira do Sul através do uso das tecnologias educacionaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs alunas da turma 206 do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura foram protagonistas de seu conhecimento nesta pesquisa que estabeleceu uma releitura da história de Cachoeira do Sul utilizando tecnologias educacionais como a câmera fotográfica e a criação de um blog (portfólio fotográfico virtual). A metodologia empregada foi a pesquisa - ação que é um tipo de pesquisa social dentro de uma perspectiva coletiva e participativa onde o objeto de estudo o objetivo e o pesquisador acaba por se inserirem no contexto da pesquisa com vistas a alcançar o pleno conhecimento. O ato de fotografar os marcos históricos "in loco" e com a criação do blog as alunas registraram as considerações e as impressões que tiveram da metodologia utilizada no estudo da história do seu município, transcrevendo através da linguagem das imagens o seu aprendizado. O uso das tecnologias quebrou a hierarquização do conhecimento e trouxe o um novo olhar sobre o aprendizado. O lúdico foi introduzido, o prazer foi reverenciado e a participação coletiva das alunas diante da proposta mostrou o quanto essa prática desencadeou um sentimento de preservação de sua história, de manutenção desse patrimônio histórico e fomentou o comprometimento das mesmas no tocante a criar alternativas para sensibilizar a comunidade em geral para a preservação de sua história, ora abandonada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples