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dc.creatorMachado, Fernanda de Camargo
dc.date.accessioned2009-10-28
dc.date.available2009-10-28
dc.date.issued2009-08-28
dc.identifier.citationMACHADO, Fernanda de Camargo. TEACHER EDUCATION IN THE INCLUSION RATIONALITY: PRACTICES TO GOVERN TEACHERS OF DEAF STUDENTS. 2009. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6878
dc.description.abstractThis study has aimed at problematizing the discourses of teacher education in/of diversity policies and their effects on the constitution and governing of teachers of deaf students. A set of analysis tools extracted from Foucauldian Education Studies has been used, mainly those that are close to post-structuralist researches, as well as some contributions of Zigmunt Bauman. The material of analysis has been the policy of education of teachers of deaf students in the inclusion context, particularly Material de Formação Docente do Projeto Educar na Diversidade (BRASIL, 2005), the volume Saberes e Práticas da inclusão desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos surdos (BRASIL, 2006a), and Educação Infantil: Saberes e Práticas da Inclusão Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Surdez (6) (BRASIL, 2006b). By explaining the movement of teacher education in the diversity logic as a teacher governmentality device, this investigation has aimed at contributing to the understanding of how the neoliberal rationality has crossed this project, constituting teachers of deaf students within a technology that operates both the governing of others and self-governing, having tolerance and polyvalence as two of their main articulations. Both the triggering of techniques of prescription and the characterization of deaf students as exotic (activated by the incorporation of polyvalence into expertise in teachers work) have been considered, aligned with practices of teachers sensitization and engagement (invested by the moral regime of tolerance), in a sort of risk prevention policy: the risk of teachers facing deaf students in their classes and not knowing how to act, how to teach them, how to approach them. It has been possible to trace an analogy to Bauman s claims that tourists are post-modernity heroes. Besides, a sort of touristic regime in teachers education for inclusion has been noticed. Being a tourist-teacher, in this sense, is to be errant, mutable, an entrepreneur of their own conduct in trips throughout territories that were previously unknown by the diversity subjects. Hence, this research has aimed at problematizing political maneuvers involved in teachers education for diversity, in the sense of producing and governing teachers of deaf students that are interesting to the neoliberal machine: flexible, polyvalent, committed, self-managed, and tolerant.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectGovernamentalidadepor
dc.subjectTeachers educationeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectGovernmentalityeng
dc.titleA formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdospor
dc.title.alternativeTeacher education in the inclusion rationality: practices to govern teachers of deaf studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo se propôs a problematizar os discursos da formação docente nas/das políticas de diversidade e seus efeitos na constituição e governamento dos professores de surdos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de ferramentas de análise extraídas do campo dos Estudos Foucaultianos em Educação, principalmente aquelas que estão próximas das pesquisas de tendência pós-estruturalista, bem como algumas contribuições do pensamento de Zigmunt Bauman. Tomou-se como materialidade a política de formação de professores de surdos no contexto da inclusão, mais especificamente, o Material de Formação Docente do Projeto Educar na Diversidade (BRASIL, 2005), o volume Saberes e Práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos surdos (BRASIL, 2006a) e a publicação Educação Infantil: Saberes e Práticas da Inclusão Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Surdez (6) (BRASIL, 2006b). Ao explicar o movimento da formação docente na lógica da diversidade como dispositivo de governamentalidade do professor, esta investigação pretendeu contribuir para o entendimento de como a racionalidade neoliberal cruza esse projeto, constituindo o docente de surdos no interior de uma tecnologia que opera o governamento dos outros e o autogovernamento, tendo na tolerância e na polivalência duas das suas principais dobradiças. Para tanto, verificou-se o acionamento de técnicas de prescrição e exotização do estudante surdo (acionadas pela incorporação da polivalência à expertise na atuação do professor), alinhadas a práticas de sensibilização e engajamento docente (investidas pelo regime moral da tolerância), numa espécie de política de contenção do risco: o risco de os docentes depararem-se com alunos surdos em suas aulas e não saberem como proceder, como educá-los, como se dirigir a eles. Tudo isso posto, foi possível traçar uma analogia com o pensamento de Bauman, que posiciona os turistas como os heróis da pós-modernidade. Também na formação docente para a inclusão, é possível notar uma espécie de regime turístico. Ser um professor turista, nessa tônica, é ser errante, mutável, empresário da própria conduta nas viagens pelos territórios antes desconhecidos dos sujeitos da diversidade. Assim, esta pesquisa pretendeu problematizar as manobras políticas implicadas na formação docente para a diversidade, no sentido de fabricar e governar o professor de surdos interessante à engrenagem neoliberal: flexível, polivalente, engajado, autogerenciado e tolerante.por
dc.contributor.advisor1Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798417Z2por
dc.contributor.referee1Sommer, Luis Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701509P5por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4522434J6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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