dc.contributor.advisor | Hoelzel, Carlos Gustavo Martins | |
dc.creator | Baldissarelli, Alessandra | |
dc.date.accessioned | 2015-02-18T11:41:58Z | |
dc.date.available | 2015-02-18T11:41:58Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/687 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article approach the student- media-identity relation by analyzing the elements of visual culture that are presents in their physical and virtual everyday. Digital tools used at reading images in art class are also the object of study of the students, aiming to encourage a critical stance on the plethora of technological resources and the abundance of information that we have available in the contemporary world . To this, the visual world that populate their daily lives in different contexts were analyzed. These work were developed and analyzed on physical and virtual portfolios, always performing the same relationship with the construction of their identity. The main conclusion we can have from this study is the need for critical understanding about the appropriateness, the possibilities and the limitations which the media resources and content can have on what young people think . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura visual | por |
dc.subject | Arte-educação | por |
dc.subject | Mídias e identidade | por |
dc.title | Cultura visual e cultura digital: mídia e identidade em arte educação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda a relação aluno-mídia-identidade através da análise dos
elementos da cultura visual presentes em seu cotidiano físico e virtual. As
ferramentas digitaisutilizadas no trabalho de leitura de imagens na aula de Arte,
também são objeto de estudo dos alunos, objetivando incentivar uma postura crítica
quanto à infinidade de recursos tecnológicos e a abundância de informações que
temos disponível no mundo contemporâneo.Para isso, foram analisados os
universos visuais que povoam seu cotidiano em diferentes
contextos/mídias/suportes. Essas análises foram desenvolvidas e registradas
através de portfólios físicos e virtuais (blog), sempre realizando a relação das
mesmas com a construção de sua identidade.A principal conclusão que podemos
extrair desse estudo é a constatação da necessidade de se pensar a educação para
a compreensão crítica sobre a pertinência, as possibilidades e as limitações que os
recursos e conteúdos midiáticos podem ter na vida dos jovens. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |