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dc.creatorAmadori, Marilaine Pozzatti
dc.date.accessioned2017-01-26
dc.date.available2017-01-26
dc.date.issued2004-09-05
dc.identifier.citationAMADORI, Marilaine Pozzatti. Generating words as theme for the design of printworks for rugs: a study with women of the Vila Cerrito. 2004. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6883
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEstamparia têxtilpor
dc.subjectTapetespor
dc.subjectDesignpor
dc.titlePalavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerritopor
dc.title.alternativeGenerating words as theme for the design of printworks for rugs: a study with women of the Vila Cerritoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo com a educação popular. O estudo procura analisar o processo de reflexão-conscientização-ação a partir de palavras geradoras e o desenvolvimento da criatividade através da linguagem do design de estamparia. Fundamentada numa abordagem qualitativa caracterizada pela pesquisa participante, esta investigação se propôs a construir, registrar e interpretar, aspectos referentes à reflexão-conscientizaçãoação e criação, utilizando como principais instrumentos à observação participante, análise documental (gravação de voz e imagem fixa e móvel) e análise de processofólio. A abordagem teórica se baseia fundamentalmente na proposta pedagógica de Paulo Freire que dialoga com Lev Vygotski e Fayga Ostrower. Três autores que têm em comum suas teorias construídas com base nas próprias experiências práticas. Participaram da prática investigativa cinco mulheres pesquisadas/pesquisadoras, residentes na vila Cerrito em Santa Maria-RS, mesmo contexto em que ocorreu a investigação. A análise crítica foi efetivada relatando o processo de reflexão-conscientização-ação acerca das palavras geradoras, mediado pelo diálogo seguindo para o processo de criação de projetos aplicáveis a tapetes através da estamparia artesanal.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ayrton Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453972851556614por
dc.contributor.referee1Isaia, Lucia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289068104996365por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3053036805154252por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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