Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Elvis Francis Furquim de
dc.date.accessioned2010-02-09
dc.date.available2010-02-09
dc.date.issued2009-11-17
dc.identifier.citationMELO, Elvis Francis Furquim de. PERSPECTIVES ON TEACHER'S PROFESSIONAL DEVELOPMENT RELATED TO POST PRISM OF PHILOSOPHY POST-METAPHYSICAL THINKING BY HABERMAS. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6892
dc.description.abstractThe research consists in a bibliographic approach concerning the exercise of the critical hermeneutic in the theory of communicative action in Jürgen Habermas. The proposal of interpretive analysis can reconstruct the assumptions of pedagogy and the formation in the tradition of the history. The post-metaphysical thinking has the potential for multiple experience of the decentralized reason that rethinks the model of the consciousness. Your emancipatory project considers the critical power of the reason in the perspective of the potential of communicative language. It is in the own language, before being ideology, before exercising the power, before the domination, first of all, it has cognitive and intellectual power. In this linguistic ambient presents as cognitive activity the structural aspect, a speech of free conditions, not against the speech of the other, not to dominate, but to be understood. In this communicative theory, the challenge is to restore the hidden thought to the objectivist sciences, trying to reconnect the dimension of philosophy and education. It is with this expansion of restoration of the expectations of the cultural assumptions, social, human forgotten by the tradition of the history, that open the intention to contribute to the education, enabling a plural language that can attend the needs of the debate in the scope of teacher formation of our time.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectRacionalidade comunicativapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectFormationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectCommunicative rationalityeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.titlePerspectivas para a formação docente diante do prisma da filosofia pósmetafísica de Habermaspor
dc.title.alternativePerspectives on teacher's professional development related to post prism of philosophy post-metaphysical thinking by Habermaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa consiste numa abordagem bibliográfica que visa ao exercício da hermenêutica crítica na teoria da ação comunicativa em Jürgen Habermas. A proposta de análise interpretativa pode reconstruir os pressupostos acerca da pedagogia e da formação na tradição da história. O pensamento pós-metafísico apresenta a possibilidade de experiência múltipla da razão descentrada que repensa o modelo da consciência. O seu projeto emancipativo considera o poder crítico da razão na perspectiva do potencial da linguagem comunicativa. E a própria linguagem, antes de se tornar ser ideológico, antes de exercer o poder, antes da dominação, antes de tudo, ela tem poder cognitivo e intelectual. Nesse ambiente lingüístico, apresenta como atividade cognitiva o aspecto estrutural, um discurso de condições livres, não contra o discurso do outro, não para dominar, mas para ser entendido. Nessa teoria comunicativa, o desafio é restaurar o pensamento oculto às ciências objetivistas, tentando reaproximar a dimensão da filosofia e da educação. É com essa expectativa de restauração dos pressupostos culturais, sociais e humanos esquecidos pela tradição da história que se abre a intenção de contribuir para a educação, possibilitando uma linguagem plural que possa atender às necessidades do debate no âmbito da formação de professores em nosso tempo.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Cenci, Angelo Vitório
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee3Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453949804158266por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples