Mostrar registro simples

dc.creatorTurchiello, Priscila
dc.date.accessioned2010-03-02
dc.date.available2010-03-02
dc.date.issued2009-11-19
dc.identifier.citationTURCHIELLO, Priscila. TIME OF FAMILY IN AN INCLUSIVE SOCIETY: PROBLEMATIZING OFFICIAL DISCOURSES. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6898
dc.description.abstractThe present dissertation aims at problematizing the discourses of inclusion policies and their effects of truth on the production of families of disabled people. Such analytical task has been developed considering the materiality of official documents produced by the Ministry of Education together with the Secretary of Special Education. Its focus of analysis has been the publications Time of family in an inclusive society (BRASIL, 2006) and Inclusive education: the family (BRASIL, 2004). Considering studies in the post-structuralist perspective on education as well as some contributions of Foucauldian thoughts, I have analyzed the discourses of inclusion policies in an attempt to understand how families of disabled people have been narrated and produced by those discourses and how inclusion has been positioned as necessary to these families. In a strategic return to Modernity, I have been able to understand the emergence of discourses that, from my point of view, have created the possibility conditions for the current constitution of inclusion policies, as well as the place of the family of disabled people in this scenery. On analyzing the discursive recurrences about inclusion, I have attempted to show that inclusion policies are a more effective form of surveillance that invests on the population of disabled subjects, triggering different mechanisms that seek to manage the risk of that population being excluded. This has allowed for the comprehension that, in the contemporary context, inclusion policies are an imperative, a metanarrative, legitimated by different fields of knowledge. Thus, inclusion policies are constituted as an economy to the State, which on investing on disabled people trigger different strategies; among them are the families of these subjects, who are produced as both a target and an agent of inclusion policies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas de inclusãopor
dc.subjectFamília de pessoas com deficiênciapor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectInclusion policieseng
dc.subjectFamily of disabled peopleeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.titleA hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva: problematizando discursos oficiaispor
dc.title.alternativeTime of family in an inclusive society: problematizing official discourseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoBusco, na presente dissertação, problematizar os discursos das políticas de inclusão e seus efeitos de verdade na produção das famílias de pessoas com deficiência. Tal empreendimento analítico foi desenvolvido tendo como materialidade os documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Especial, constituindo como foco de análise as publicações A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva (BRASIL, 2006) e Educação Inclusiva: a família (BRASIL, 2004). Tomando como referencial estudos de vertente pós-estruturalista em educação e algumas contribuições do pensamento foucaultiano, analisei os discursos das políticas de inclusão, buscando entender como as famílias de pessoas com deficiência vêm sendo narradas e produzidas por esses discursos e de que forma a inclusão tem sido posicionada como necessária a essas famílias. Ao empreender um retorno estratégico à Modernidade, pude compreender a emergência dos discursos que, no meu entender, criaram as condições de possibilidade para a constituição de políticas de inclusão na atualidade, bem como o lugar da família de pessoas com deficiência nessa conjuntura. Posteriormente, ao analisar as recorrências discursivas acerca da inclusão, busquei mostrar que as políticas de inclusão são uma forma de vigilância mais eficaz que passa a investir sobre a população dos sujeitos deficientes, colocando em funcionamento diferentes mecanismos que buscam gerenciar o risco de essa população encontrar-se excluída. Isso tornou possível compreender que, no contexto contemporâneo, as políticas de inclusão se constituem como um imperativo, uma metanarrativa, legitimada por diferentes campos de saber. Desse modo, verificou-se que as políticas de inclusão se constituem como uma economia para o Estado e que, ao investirem sobre as pessoas com deficiência, acionam diferentes estratégias, entre elas, as famílias desses sujeitos, que são fabricadas como alvo e também agente das políticas de inclusão.por
dc.contributor.advisor1Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152442171177224por
dc.contributor.referee1Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.contributor.referee2Fabris, Elí Terezinha Henn
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961121430255733por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074903788038664por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples