Mostrar registro simples

dc.creatorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.date.accessioned2010-04-14
dc.date.available2010-04-14
dc.date.issued2010-02-19
dc.identifier.citationFRUET, Fabiane Sarmento Oliveira. HYPERMEDIATIC STUDY ACTIVITIES MEDIATED BY FREE VIRTUAL TEACHING AND LEARNING ENVIRONMENT. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6904
dc.description.abstractWe investigated the hypermediatic integration of free information and communication technology in study activities, mediated by Free Virtual Teaching and Learning Environment, more specifically Moodle, in a course at the Federal University of Santa Maria. Our goal was to identify the advances and challenges of this integration in teaching and learning mediated by Moodle, in order to bring contributions to the educational process. Thus, we use the concept of educational action research, which involved a retrospective movement (questioning and reflective understanding of practice) and prospective (planning of new actions guided by the results already shown). In this work, we have also taken the methodological guidance of three matrices: Problem-Dialog Matrix (PDM), Thematic-Organizing Matrix (TOM) and Thematic-Analytical Matrix (TAM), which were organized respectively in three stages of spiral-cycles: thematic concern, organization and analysis. Study activities, dialog applied to problem-searching, educational hypermedia and cognitive flexibility were concepts that guided the development of hypermediatic study activities. Then, we conclude that the study activities organized in hypermediatic mode, mediated by Moodle, from a socio-constructivist, problem-dialog and Cognitive Flexibility Theory perspective, present a great scholar potential for the critical appropriation of scientific knowledge in relation to different contexts of reality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicação livrespor
dc.subjectAmbiente virtual de ensino-aprendizagem livrepor
dc.subjectAtividade de estudopor
dc.subjectHipermídia educacionalpor
dc.subjectTeoria da flexibilidade cognitivapor
dc.subjectFree information and communication technologieseng
dc.subjectFree virtual teaching and learning environmenteng
dc.subjectStudy activitieseng
dc.subjectEducational hypermediaeng
dc.subjectCognitive flexibility theoryeng
dc.titleAtividades de estudo hipermidiática mediadas por ambiente virtual de ensino-aprendizagem livrepor
dc.title.alternativeHypermediatic study activities mediated by free virtual teaching and learning environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoInvestigamos a integração hipermidiática das Tecnologias da Informação e da Comunicação livres nas atividades de estudo, mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Livre, mais especificamente pelo Moodle, em um curso presencial da Universidade Federal de Santa Maria. Nosso objetivo foi detectar quais avanços e desafios dessa integração no ensino-aprendizagem mediado pelo Moodle, a fim de trazer contribuições para o processo educacional. Para isso, empregamos a concepção de trabalho de pesquisa denominada investigação-ação educacional, o que envolveu um movimento retrospectivo (problematização e compreensão reflexiva da prática) e prospectivo (planejamento de novas ações orientado pelos resultados já evidenciados). Nesse trabalho, também adotamos a orientação metodológica de três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO), e Matriz Temático-Analítica (MTA), que foram organizadas respectivamente em três etapas dos ciclos-espiralados: preocupação temática, organização e análise. Os conceitos atividades de estudo, diálogoproblematizador, hipermídia educacional e flexibilidade cognitiva guiaram o desenvolvimento das atividades de estudo hipermidiática. Ao final desse percurso investigativo, concluímos que as atividades de estudo organizadas de modo hipermidiático e dialógico-problematizador, mediadas pelo Moodle, na perspectiva sócio-construtivista e da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, apresentam grande potencial escolar para a apropriação crítica do conhecimento científico face aos diversos contextos da realidade.por
dc.contributor.advisor1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786638T6por
dc.contributor.referee1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6por
dc.contributor.referee2Merkle, Luiz Ernesto
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723105D5por
dc.contributor.referee3Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792667H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227920Y5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples