Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorAzevedo, Elisabete Bohrer de
dc.date.accessioned2015-02-19T13:50:11Z
dc.date.available2015-02-19T13:50:11Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/691
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractIn order to spread and promote interactions related to a project in a school institution it was decided to use the social networking Facebook creating The Talking Peace Community. The name of the community on the social networking is the same of the school project. This study aimed to analyze the use of social networking in the development of pedagogical work exploring the potential of social media in relation to communication among members of the school community in order to develop in students the capacity for reflection, discussion and constructive criticism. On the Facebook platform were released through photos and texts about the actions presented by the group of students from the school project. Videos, songs about the topic and comments on principles and values relating to the coexistence of people were also performed. The participation of students in the social networking was evaluated according to some criteria and a questionnaire was applied. The results showed the following issues: the importance of teacher mediation in social networking, collaborative work among teachers and the importance of technological tools in learning strategies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.titleO facebook na educação: um papo sério?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoPara divulgar e fomentar interações com relação a um projeto desenvolvido em uma instituição escolar decidiu-se utilizar a rede social Facebook, criando-se a comunidade Talking Peace ( Falando de Paz). O nome da comunidade na rede social é o mesmo do projeto escolar. Esse estudo teve como objetivo principal analisar a utilização das redes sociais no desenvolvimento do trabalho pedagógico, explorando as potencialidades da mídia social no que diz respeito à comunicação entre os membros da comunidade escolar de modo a desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão, argumentação e crítica construtiva. Na plataforma Facebook foram divulgadas, através fotos e textos, as ações realizadas pelo grupo de alunos do projeto escolar Talking Peace. Foram feitas também publicações de vídeos, músicas sobre o tema e comentários sobre princípios e valores relativos à boa convivência das pessoas. A participação dos alunos na rede social foi avaliada conforme alguns critérios estabelecidos e foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos evidenciaram as seguintes questões: a importância da mediação do professor nas redes sociais, o trabalho colaborativo entre os professores e a importância das ferramentas tecnológicas no auxílio das estratégias de aprendizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples