Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Aline Nunes da
dc.date.accessioned2010-08-23
dc.date.available2010-08-23
dc.date.issued2010-03-31
dc.identifier.citationROSA, Aline Nunes da. Film narrative and visual arts education - courses, affection and bricolage in initial teacher. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6931
dc.description.abstractThe present paper is a research based on the experience with an experienced investigative group made up of five teachers in initial training of the Bachelor's Degree in Visual Arts in Federal University of Santa Maria / RS / Brazil. Understanding the film narratives as devices capable of producing emotions, awake and arouse desires, provoke assemblages and participate in the construction of our subjectivity, we released a series of propositions, organized in the form of meetings, in order to discuss and understand the presence/permanence of these filmic narratives in the production of life narratives of teachers who cooperated with the research. The research was based on the concept of bricolage to develop methodological issues concerning this study and used it to think of themselves as bricoleurs subjects, able to compose from fragments, clippings and overlapping of images and information everyday. The authors participating in this fabric are theoretical: MARTINS (2007, 2008, 2009), Hernández (2005, 2007, 2009), Oliveira (2009); LARROSA (2002, 2004, 2006); ROLNIK (2006), among others who have their speeches reviewed in this research. Thus, seeking how to perform such procedures, we could notice that the film narratives participate in the life of these employees eventually trigger choices, preferences, perceptions and world views, reverberating in ways that each of these employees are teachers as teachers of visual arts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativas fílmicaspor
dc.subjectBricolagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação das artes visuaispor
dc.subjectFilm narrativeeng
dc.subjectBricolageeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectEducation of the visual artseng
dc.titleNarrativas fílmicas e educação das artes visuais percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professorespor
dc.title.alternativeFilm narrative and visual arts education - courses, affection and bricolage in initial teachereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa configura-se a partir da experiência investigativa vivenciada com um grupo integrado por cinco professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa Maria/RS/Brasil. Compreendendo as narrativas fílmicas como dispositivos, capazes de produzir afetos, despertar e suscitar desejos, provocar agenciamentos e participar da construção de nossa subjetividade, foram lançadas uma série de proposições, organizadas sob a forma de encontros, no intuito de problematizar e perceber a presença/permanência destas narrativas fílmicas na produção das narrativas de vida dos professores que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. A investigação apoiou-se no conceito de bricolagem para desenvolver as questões metodológicas concernentes a este estudo, bem como utilizou-o para pensar os próprios sujeitos enquanto bricoleurs, capazes de compor a partir de fragmentos, recortes e sobreposições de imagens e elementos cotidianos. Os autores que participam desta tessitura teórica são: MARTINS (2007, 2008, 2009); HERNÁNDEZ (2005; 2007; 2009); OLIVEIRA (2009); LARROSA (2002; 2004; 2006); ROLNIK (2006), dentre outros que agregaram as conversações desta pesquisa. Destarte ao buscar conhecer como se realizavam tais processos, foi possível descobrir que as narrativas fílmicas ao participar da vida destes colaboradores acabam por deflagrar escolhas, preferências, percepções e visões de mundo, reverberando nos modos com que cada um destes professores colaboradores constituem-se como docentes do campo das artes visuais.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.contributor.referee1Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727042D6por
dc.contributor.referee2Martins, Alice Fátima
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792354D7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262653T6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples