Mostrar registro simples

dc.creatorBohrer, Jacimira Höher
dc.date.accessioned2010-09-13
dc.date.available2010-09-13
dc.date.issued2010-05-18
dc.identifier.citationBOHRER, Jacimira Höher. Teacher training in view of communicative hermeneutics. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6940
dc.description.abstractThe present work presents as purpose to investigate the presence of the dialogue in the teacher's formative process and in their educational existences, to analyze and to reflect the importance of the dialogue in a perspective of the hermeneutics for the educational professional's constitution, as well as for the development of their cognitive and social abilities. The investigation was accomplished by an interpretative, reflexive and understanding approach of the hermeneutics, presenting in the first moment a historical view of the hermeneutics, the origin and a brief exhibition of the thought of some of the thinkers that more stood out in the hermeneutics studies. Being used of the critical theory Jürgen Habermas, it presents in the second moment an appreciation regarding the instrumental rationality that crosses the education, influencing in the educational formation and in that professional's epistemic constitution. In the purpose of promoting a better understanding of this professional, it was presented an brief view of the educational formation here in the contemporaneity and of that professional's constitution, accomplishing, in the sequence, a reflection regarding the potential and reflexive speech of the hermeneutics, it capacity in promoting new interpretations and new understandings of the world in which we are inserted. In the intention of link the theoretical contributions of the research and the teachers' existences that participated in the interviews, the work is concluded with the approaches between both the objective of raising new reflections and new hypotheses to think the educational formation in a hermeneutics and dialogical perspective of doing education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectHermeneuticseng
dc.titleA formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêuticapor
dc.title.alternativeTeacher training in view of communicative hermeneuticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica para a constituição do profissional docente, bem como para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas e sociais. A investigação foi realizada mediante uma abordagem interpretativa e compreensiva da hermenêutica apresentando no primeiro momento uma contextualização histórica da hermenêutica, sua origem e uma sucinta exposição do pensamento de alguns dos pensadores que mais se destacaram nos estudos hermenêuticos. Utilizando-se da teoria crítica de Jürgen Habermas o trabalho apresenta no segundo momento uma apreciação a respeito da racionalidade instrumental que perpassa a educação, influenciando na formação docente e na constituição epistêmica desse profissional. No propósito de promover um melhor entendimento deste profissional aqui referenciado apresentamos uma breve contextualização da formação docente na contemporaneidade e da constituição desse profissional, realizando, na seqüência, uma reflexão a respeito do potencial dialógico e reflexivo da hermenêutica, da sua capacidade em promover novas interpretações e novas compreensões do mundo no qual estamos inseridos. Ao imbricarmos os aportes teóricos que fundamentaram a pesquisa as vivências dos docentes, por meio dos seus depoimentos, verificamos que o diálogo no contexto educativo é confundido com a conversação, a discussão e o debate. Acontecendo num processo instrumental e monológico, desconsidera a troca, a busca por entendimentos e o reconhecimento do outro que ali se apresenta. Dessa forma, o trabalho é finalizado com o objetivo de suscitar novas reflexões e novas hipóteses para se pensar a formação docente numa perspectiva hermenêutica e dialógica de se fazer educação.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Mühl, Eldon Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee3Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766324703317276por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples