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dc.creatorFoletto, Denize da Silveira
dc.date.accessioned2010-09-14
dc.date.available2010-09-14
dc.date.issued2010-05-18
dc.identifier.citationFOLETTO, Denize da Silveira. COMMUNICATIVE ACTION IN TEACHER EDUCATION MODE OF DISTANCE EDUCATION (EaD). 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6941
dc.description.abstractThis work results of a theoretical-empirical research and its purpose, following the postulation of the Theory of Communicative Action by Jürgen Habermas, to identify, to interpret and to understand the rationality that permeates the teacher s graduate in pedagogy courses in distance learning, this work also pretend to present arguments for construction of another rationality toward a new pedagogic identity centered on a communicative reason. At a first moment we object to situate and to argument this research problem showing a small notion of rationality and developing some principles to changing the rationality on the courses in distance learning. Secondly with the hermeneutics support as a meaning and a methodological approach, we search to understand the interactivity and dynamic links between Philosophy and Pedagogy. In a sequence, we made a brief historical overview of the policies of teacher training in distance education approaching the history of the distance education, the educational reform of 1990, and a study of the legislation that support this mode of education. Following, a result of this study we broach the training of teachers in Distance Education demonstrating how and why it is necessary to rethink the ways of Distance Education. The analysis shows that the Pedagogy courses on distance on two institutions researches and analyzed under the two standards of rationality - the paradigm of modern subjectivity and the paradigm of communicative reason - although they adopt a critical about the assumptions of modernity still supported by their assumptions. When we finished the searching, our challenge was to take a look at prospective, indicating the reasons for a possible (re)statement of Pedagogy in Distance; a Distance a Pedagogy that inspired by the philosophy of intersubjectivity and with the exercise argumentative of language in communicative rationality and procedural form, seek for unity in the multiplicity of voices and promotes the dialogue of knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectAção comunicativapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectCommunicative actioneng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titleA ação comunicativa na formação de professores da modalidade educação a distância (EaD)por
dc.title.alternativeCommunicative action in teacher education mode of distance education (EaD)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação resulta de uma pesquisa teórico-empírica e tem como propósito, à luz dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas identificar, interpretar e compreender a racionalidade que permeia a formação docente nos Cursos de Pedagogia a Distância (EaD), bem como, apresentar argumentos para a construção de uma outra racionalidade com vistas a uma nova identidade pedagógica centrada na razão comunicativa. Buscamos, num primeiro momento situar e tematizar o problema da pesquisa, apresentando uma pequena noção de racionalidade e construímos alguns princípios para uma mudança de racionalidade na Educação a Distância. Num segundo momento, com apoio da hermenêutica, como conteúdo e caminho metodológico, procuramos compreender as interatividades e conexões dinâmicas entre a Filosofia e a Pedagogia. Na sequência, fizemos uma breve contextualização histórica das políticas de formação de professores em Educação a Distância abordando o histórico da EaD, a reforma educacional de 1990, bem como um estudo da legislação que ampara essa modalidade de ensino. Em consequência disso, a seguir, abordamos a formação de professores em EaD demonstrando como e porque se faz necessário repensar os caminhos da Educação a Distância. A análise realizada evidencia que os Cursos de Pedagogia a Distância, das duas instituições pesquisadas, analisadas sob os dois padrões de racionalidade o paradigma da subjetividade moderna e o paradigma da razão comunicativa embora adotem uma linha crítica em relação às premissas da modernidade, ainda permanecem sustentados pelos seus pressupostos. Ao encerrar a pesquisa, nosso desafio consistiu em lançar um olhar perspectivo, apontando razões para uma possível (re)fundamentação da Pedagogia a Distância; uma Pedagogia a Distância que se inspira na Filosofia da intersubjetividade e que, pelo exercício argumentativo da linguagem em forma de razão comunicativa e processual, busca a unidade na multiplicidade das vozes e promove a interlocução de saberes.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804Z1#Bancaspor
dc.contributor.referee1Ourique, João Luis Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777519E8por
dc.contributor.referee2Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4277604J1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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